ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Pivô de polêmica, cão Scooby é devolvido a ONG

Gabriel Neris e Mariana Lopes | 15/01/2013 17:07
Scooby foi entregue pela Prefeitura de Campo Grande ao Abrigo dos Bichos (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Scooby foi entregue pela Prefeitura de Campo Grande ao Abrigo dos Bichos (Fotos: Rodrigo Pazinato)

A Prefeitura de Campo Grande entregou o cão Scooby na tarde desta terça-feira (15) à ONG (Organização Não Governamental) Abrigo dos Bichos, respeitando a determinação do juiz Amaury Kuklinsk, da Vara de Direitos Coletivos, Difusos e Homogêneos.

O animal ganhou notoriedade depois de ser arrastado pelo dono do bairro Aero Rancho até o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Scooby tem leishmaniose e foi pivô da polêmica envolvendo o tratamento à doença. A orientação do Ministério da Saúde é a eutanásia, mas o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) determinou que o animal fosse preservado, depois de uma campanha nas redes sociais.

De acordo com a médica-veterinária e presidente do Abrigo dos Bichos, Maíra Kaviski Peixoto, Scooby será levado para a clínica veterinária onde ficou internado antes der levado ao CCZ para continuar o tratamento da leishmaniose e refazer todos os exames para certificarem a respeito da saúde do animal.

A médica-veterinária Sibele Cação estava no local e disse que não se arrepende da briga para manter o animal vivo. “Essa é a nossa missão, salvar a vida dos animais sem deixar de lado a saúde pública. Nunca iríamos colocar a população em risco”, afirmou.

Sibele reafirmou o desejo de ter a guarda do animal. A médica-veterinária era presidente do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária), mas foi afastada do cargo após defender publicamente o tratamento da leishmaniose, indo na contramão de medidas apoiadas pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), que obedece a determinação de aplicação da eutanásia por parte do Ministério da Saúde.

Animal recebe carinho na saída do CCZ
Animal recebe carinho na saída do CCZ

Maíra explicou que devido a decisão judicial, não poderá tomar nenhuma decisão em relação a adoção do Scooby. “O Scooby foi só um símbolo para a gente pedir a adoção de outros animais que estão aqui no CCZ”, comentou.

O animal saiu do CCZ faceiro e imediatamente pulou no colo de Maíra e Sibele. Scooby também rolou na grama e até fez poses para fotografia. O cão tem três anos de idade e foi castrado para não oferecer risco de transmitir a doença a outro cachorro.

A situação despertou a atenção de curiosos que acompanharam o embate. A acadêmica de medicina-veterinária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Ana Carolina Ortale, de 24 anos, contou que já adotou vários cães com leishmaniose e acompanha o tratamento da doença. “O Scooby representa para mostrar a sociedade que o cachorro pode ser tratado”, disse a estudante.

Nos siga no Google Notícias