ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

PM divulga redução de crimes no fim de ano e quer manter método

Ana Maria Assis e Ricardo Campos Jr. | 04/01/2011 10:45
Coronel David fala sobre os dados da operação de final de anos. (Foto: João Garrigó)
Coronel David fala sobre os dados da operação de final de anos. (Foto: João Garrigó)

O comandante-geral da PM (Polícia Militar), coronel Carlos Alberto David dos Santos, divulgou na manhã de hoje (4) os números da operação de final de ano desencadeada em Campo Grande. Com a presença de representantes da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o coronel David anunciou que houve redução no número de crimes e assegurou que o método utilizado deverá ser estendido nas atividades da PM ao longo do ano.

Ao todo, 700 policiais militares participaram da operação, que teve início no dia 1º de dezembro de 2010 e terminou no dia 2 de janeiro de 2011. Desses militares, 495 eram são alunos do curso de formação da PM. Os dados da operação apontam redução em quase todos os tipos de ocorrência, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O método básico da operação concentrou a atuação dos policiais na área central da cidade e nas áreas de grande fluxo de comércio, como Júlio de Castilhos e Salgado Filho. Conforme os dados da operação, foram registrados 69 furtos em via urbana, sendo que no mesmo período na operação de 2009, a PM registrou 91 ocorrências do mesmo gênero, o que significa uma redução de 24,1%.

Quanto aos furtos ao comércio, de 48 em 2009, a estatística atingiu a marca de 41 ocorrências, uma redução de 14,6%. Os furtos em residências, diminuíram ainda mais. De 38 na operação de 2009, foram registradas 14 ocorrências nesta operação, uma redução de 63,1%.

Tanto os furtos em ônibus quanto furtos em ponto de ônibus diminuíram em mais de 60%.

Na área central, os registros de roubos diminuíram em 80%, na operação de 2009 tiveram cinco ocorrências, sendo que nesta última operação, foi registrado apenas um roubo.

Trabalho conjunto-O coronel David atribui o resultado da operação à parceria com a CDL e ACICG, além da inclusão de novos policiais e viaturas.

Por isso, conforme o coronel, ao longo de 2011 os policiais deverão continuar na mesma linha de trabalho, com “pequenas alterações”, segundo ele. Omar Alkar, que esteve na divulgação do resultado da operação representando a ACICG, aprovou a parceria e a operação. “Os corredores de comércio ficaram mais protegidos nesta operação, após este contato nosso com a PM. Assim, foi feito um planejamento detalhado e muito preciso para colocar a operação em prática”.

Nos siga no Google Notícias