ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

PM estabelece rotas para evitar encontro entre fazendeiros e MST

Aline dos Santos e Evelyn Souza | 07/06/2013 08:50
Fazendeiros farão carreata e cavalgada nesta sexta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Fazendeiros farão carreata e cavalgada nesta sexta-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

Em exposição na principal avenida de Campo Grande, o conflito rural que divide o Estado exige organização logística para que fazendeiros não “trombem” com a passeata dos movimentos sociais, que caminharam 50 km de Anhanduí à Capital. “Vamos ter que estabelecer uma rota, porque os produtores não querem confronto”, afirma major da PM (Polícia Militar), Neide Centurião.

A marcha dos sem-terra parte da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) até à praça do Rádio. Do lado oposto da cidade, 500 pessoas se concentram em frente à Cidade do Natal, nos altos da avenida Afonso Pena, que foi tomado por caminhonetes.

A manifestação dos fazendeiros terá carreata e cavalgada. Vestida de preto, Carolina Bacha, filha do ex-deputado estadual Ricardo Bacha, dono da fazenda Buriti, afirma que está de luto. “Os índios quebraram tudo, tudo destruído. Trator, galpão. Nem se saísse a reintegração de terra teria condições de voltar, está tudo acabado. Acho que não está tendo Justiça. Os produtores foram pela lei e os índios pela violência”, relata.

A herdeira de Bacha afima que os fazendeiros são vítimas de descaso. “Já pensou se o meu pai tivesse só aquilo para sobreviver?”, questiona.

Representante do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), Oliveira Nantes Filho denuncia que índios são “importados”. “O governo deveria fazer triagem e DNA para mostra qual índio é mesmo da nossa região. Índio que tem logística, transporte e alimentação não precisa sair das cidades”, salienta.

Dono da fazenda Esperança, Nilton Carvalho da Silva Filho afirma que o movimento é para sensibilizar a sociedade sobre a situação dos fazendeiros. O imóvel rural, localizado em Aquidauana, foi invadido há uma semana. Nilton teve que deixar a fazenda.

“Mesmo com a invasão, fiz acordo para respeitar a propriedade”, conta. De acordo com ele, a maioria dos funcionários da propriedade é indígena. “Eles foram para a aldeia e outros entraram”. Ele é dono da fazenda há 30 anos. “Já é a quinta geração da família”, diz.

Os fazendeiro usam camisetas coma frase “Baderna, desordem, destruição. Que reforma agrária é essa?”. Nas costas, os dizeres são: “Nós alimentamos o Brasil”. A disputa por terra em Mato Grosso do Sul se agravou em maio, com a invasão da fazenda Burtiti, em Sidrolândia. A reintegração de posse culminou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos.

Nos siga no Google Notícias