ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

PM lança gás para dispersar estudantes de bares cheios na região da UFMS

Daniel Machado | 20/03/2015 21:06
A queixa é que os acadêmicos estavam fechando a rua e atrapalhando o trânsito local (Foto: Direto das Ruas)
A queixa é que os acadêmicos estavam fechando a rua e atrapalhando o trânsito local (Foto: Direto das Ruas)

Uma grande confusão envolvendo policiais militares e acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ocorreu agora há pouco nas imediações da instituição.

Segundo denúncia da estudante do 7º semestre de Jornalismo, Amanda Rodrigues, os alunos estavam reunidos nos bares da rua Trindade, início da Rui Barbosa, quando os policiais da Tropa de Choque chegaram em três viaturas e foram conversar com a dona de um dos estabelecimentos.

A queixa era que os alunos estariam fechando a rua e atrapalhando o trânsito local.

“Eles trataram a dona do estabelecimento super mal. Nós só viemos entender o que estava acontecendo quando escutamos um policial dizer: ‘Se você não der um jeito, a gente dispersa com gás”, contou a estudante.

Em seguida, de acordo com ela, os policiais foram para o meio da rua e passaram a atirar bombas de gás lacrimogêneo em direção aos acadêmicos.

“Eu nunca vi uma situação como essa. A Tropa de Choque chegou sem manter nenhum diálogo com qualquer universitário. Em nenhum momento eles pediram para que qualquer pessoa saísse da rua. Foi uma violência totalmente gratuita. E nem estávamos fechando a rua!”, relatou Amanda, que gravou o vídeo da ação em seu celular e divulgou-o nas redes sociais. 

No vídeo é possível ver luzes dos giroflex das viaturas ligados e os policiais no meio da rua, além da grande correria entre os acadêmicos, que protegiam os rostos e coçavam os olhos. “Meu rosto arde e minha cabeça dói um pouco. Aliás, várias pessoas ficaram com os olhos lacrimejando”, disse Amanda.

A reportagem tentou entrar em contato com a Polícia Militar, porém não obteve retorno, nem a versão da PM sobre o que ocorreu.

Na região, há vários bares tradicionalmente frequentados por universitários. Há reclamaação de vizinhos sobre uso de maconha e tumultos, principalmente, em noites de sexta-feira. Mas nunca ocorreu um enfrentamento como o registrado na noite de hoje.

Veja o vídeo:

Nos siga no Google Notícias