ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

PM promove curso de capacitação de patrulheiro escolar comunitário

Edmir Conceição | 27/09/2011 10:07

O 9° BPM (Batalhão dé Polícia Militar) abriu ontem e encerra no dia 30 (sexta-feira)Curso de Capacitação de Patrulheiro Escolar Comunitário. A intenção é formar multiplicadores para expansão do projeto Patrulha Escolar Comunitária desenvolvido pelo batalhão nas escolas de sua área de atuação.

A capacitação acontece na faculdade Estácio de Sá, das 8 às 17h20. Os 50 participantes, 40 policiais militares e 10 da comunidade escolar – professores e acadêmicos da instituição – terão aulas com os integrantes do projeto sobre policiamento comunitário, cidadania, preservação do patrimônio público, práticas de não-violência, direitos humanos, prevenção e combate ao uso de drogas e outros temas e ações que contribuem de forma simples para a redução de ocorrências, problemas, crimes e violência em ambiente escolar.

Parceira no curso, a Estácio de Sá ministrará aulas sobre sexualidade, métodos de prevenção e como evitar a gravidez precoce.

O projeto já foi realizado em nove escolas da área do 9° BPM. Em cada estabelecimento de ensino, os PMs ficaram por cerca de dois meses trabalhando com palestras e atividades com alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Os resultados foram vistos rapidamente, com a redução das brigas dentro da escola e da depredação do patrimônio escolar e aumento do contato da PM com estudantes e professores. As ações refletem também na região, pois os alunos levam os conhecimentos para casa e ajudam a derrubar barreiras de relacionamento dos moradores com os policiais militares.

“Queremos com o curso que outras unidades tenham a oportunidade de desenvolver o projeto da Patrulha Escolar Comunitária e colher os furtos que estamos colhendo. Que outras escolas e municípios possam executar ações de cidadania, respeito à lei, promoção dos direitos humanos e repúdio a qualquer forma de intolerância em suas comunidades”, justificou o comandante do 9° BPM, tenente-coronel Aroldo Luiz Estevão.

Nos siga no Google Notícias