ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

PM registra 41% a menos de roubos entre dezembro e janeiro

Paula Maciulevicius e Carlos Martins | 03/01/2013 11:52
Segundo a PM, os roubos na área central diminuíram 41% em relação a operação do ano passado. Já os furtos, caíram 36,5%. (Foto: Luciano Muta)
Segundo a PM, os roubos na área central diminuíram 41% em relação a operação do ano passado. Já os furtos, caíram 36,5%. (Foto: Luciano Muta)

A Polícia Militar registrou queda nas ocorrências de roubos e furtos durante a operação fim de ano, que começou no dia 1° de dezembro e termina nesta sexta-feira. O balanço até o momento mostra que os roubos na área central diminuíram 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os furtos, caíram 36,5%, apenas no Centro.

Neste ano foram colocados 205 policiais que se revezaram diariamente em três turnos. No total, foram de 85 a 90 policiais por turno, em 18 viaturas e 27 motocicletas. Segundo a PM, o efetivo atuou nas principais regiões comerciais da cidade, além do Centro, os policiais estiveram nos bairros Coronel Antonino, Moreninhas, Nova Lima e Bandeirantes e nas avenidas Júlio de Castilhos, Eduardo Elias Zahran e Souto Maior.

Nas áreas específicas, foram 15% a menos de roubos neste ano. Conforme levantamento da PM, em 2011 foram 195 crimes deste tipo, já neste ano o número baixou para 164.

Na área central, os 17 roubos registrados no ano passado, fecharam a operação em 2012 com 10 ocorrências.

Para o sub-comandante de Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Holivaldo de Jesus Muniz, a população esteve mais cuidadosa este ano. Fato que contribuiu para diminuir as ocorrências.

Os furtos na área central, que em 2011 foram de 200, neste fim de ano, baixou para 128. Já para as outras áreas, os 991 casos registrados em 2011, caíram 34%, já que o levantamento desta operação apontou o número de 654 ocorrências.

Em todo o Estado, houve aumento de 0,36% do número de assassinatos comparado a dezembro e janeiro da operação passada. Dos 551 registrados ano passado, houve aumento de 12 casos. Para Campo Grande o acréscimo foi ainda maior, de 8,3% pelos bairros. No entanto, a região central não registrou nenhum homicídio, apontou o levantamento da PM.

A Polícia Militar considerou satisfatório o resultado da operação. Neste ano eles não puderam contar com os alunos em formação e foram para as ruas apenas com o efetivo. Para isso foi preciso reduzir folgas e escala de férias.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Omar Aukar, o resultado foi excepcional, principalmente por ser acima da média nacional. “As famílias foram fazer as compras no Centro e puderam sentir a segurança”, disse.

Associação Comercial e Conselho Comunitário de Segurança da Região Central tem em 2013 a missão de trabalhar para que os comerciantes coloquem câmeras do lado externo das lojas, para auxiliar o trabalho dos policiais.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário, Adelaido Vila, pelo menos 80 comerciantes já se comprometeram a instalar. Adelaido informou, ainda, que a prefeitura deverá instalar mais 22 câmeras nas vias principais do centro com recursos disponibiizados pelo governo federal. "A prefeitura deverá entrar com uma contrapartida para fazer a instalação das câmeras", informou.

Nos siga no Google Notícias