ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Polícia aposta em laboratório para sequestrar bens de traficantes

Francisco Júnior | 14/08/2014 11:20
Laboratório auxilia Polícia na elucidação de crimes.
Laboratório auxilia Polícia na elucidação de crimes.

Com auxílio do LAB-LD/PCMS (Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), a Policia prendeu dois homens este mês pelo crime de lavagem de dinheiro.

O caso foi investigado pela DECO (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado). Conforme a investigação, os presos, sendo um de 50 anos e outro de 52, este último com passagens por tráfico de drogas em MS e SP desde 1996, apresentaram movimentações financeiras incompatíveis com as suas capacidades econômicas.

Além do indiciamento pelo crime de Lavagem de Dinheiro, que tem pena prevista de 3 a 10 anos prisão mais multa, foi representado pelo delegado responsável pela investigação, João Eduardo Davanço, o sequestro e perdimento de todos os bens imóveis (casas e terrenos) e bens móveis (veículos), em nome dos indiciados e de laranjas, adquiridos através de lavagem de dinheiro.

O caso ainda está sendo investigado pela delegacia. O delegacia afirma que foi de suma importância o auxilio do laboratório neste caso. “Foi quase um ano de investigação. ´É um tipo de investigação trabalhosa que contou com apoio do laboratório que especifico para lavagem de dinheiro”, explicou o Davanço.

Todos os bens apreendidos foram revertidos em favor do Estado de Mato Grosso do Sul, com base no art.4º de Lei 9.613/98 (Lei de Lavagem de Dinheiro, alterada pela Lei 12.683 de 09 de Julho de 2012). Esse é um dos trunfos da Polícia com esse laboratório, já que ele pode ajudar na elucidação dos casos com mais rapidez e possibilitar o sequestro e perdimento dos bens dos criminosos.

Conforme o titular da DECO, o LAB-LD está em funcionamento há seis meses e já está apresentando resultados satisfatórios. “ Um dos casos que contamos com o auxílio do Laboratório foi na investigação no município de Guia Lopes da Laguna”, lembrou o delegado. O caso citado refere-se ao ex-secretário municipal de Assistência Social, Administração e Saúde daquela cidade, Edivaldo Soares Pereira, acusado de fraudar licitações e desviar R$ 500 mil. A Deco apurou o desvio de verbas públicas da Prefeitura praticadas pelo secretário, através de fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Atualmente, outros quatro casos estão sendo investigados com a participação do LAB-LD.

Nos siga no Google Notícias