ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Polícia convoca funcionários para falar sobre mortes na quimioterapia

Funcionários envolvidos em sessões de quimioterapia serão ouvidos na 1ª DP

Renan Nucci | 04/08/2014 10:38
Delegada ouviu dois médicos na última sexta-feira. (Foto: Marcelo Victor)
Delegada ouviu dois médicos na última sexta-feira. (Foto: Marcelo Victor)

A 1ª Delegacia de Campo Grande deve continuar nesta semana com os depoimentos sobre os casos das mortes de três pacientes no setor de oncologia da Santa Casa. Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, responsável pelas investigações, na quarta-feira (06) devem ser ouvidos funcionários que participaram de alguma forma do tratamento das vítimas.

As mulheres morreram, supostamente, em decorrência de sessões de quimioterapia. Antes de ouvir os médicos, a delegada afirma que pretende colher depoimento de farmacêuticos, enfermeiros e outros que atuavam no setor. “( As mortes) São casos complexos e por isso, todas informações de testemunhas são importantes”, disse Medina.

Na sexta-feira (1°), a delegada ouviu José Maria Ascenço, médico sócio do Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, empresa que prestava serviços ao hospital, e também Henrique Guessler Ascenço, que atuava junto ao centro. Ambos aforam responsáveis por atestarem as mortes de Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos.

Na ocasião, eles relataram à delegada como se deram os tratamentos das vítimas, partindo do histórico clínico delas, até ao método de administração do medicamento flouracil (5-FU), usado nas sessões de quimioterapia. Ambos depuseram durante quase cinco horas. O advogado deles, Felipe Barbosa, afirmou que os clientes estão contribuindo com as investigações e assim como a polícia, também querem descobrir a causa das mortes.

Sobre a demora de quase uma semana para informar os óbitos à ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), José Maria e Henrique alegaram que foram impedidos de avisar o hospital antecipadamente por causa de problemas burocráticos junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas que os familiares já sabiam dos casos.

Nos siga no Google Notícias