ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Polícia exuma corpo de bebê para investigar suspeita de erro médico

Viviane Oliveira e Luana Rodrigues | 16/12/2015 10:35
Corpo da criança foi levado para o Imol. (Foto: Marcos Ermínio)
Corpo da criança foi levado para o Imol. (Foto: Marcos Ermínio)
O pai do bebê acredita que a criança foi vítima de erro médico. (Foto: Marcos Ermínio).
O pai do bebê acredita que a criança foi vítima de erro médico. (Foto: Marcos Ermínio).

O corpo da bebê Maria Eduarda, de cinco dias, foi exumado no Cemitério Memorial Park na manhã de hoje (16), para que a Polícia Civil investigue as circunstâncias da morte. A criança morreu cinco dias depois do nascimento no HR (Hospital Regional) e suspeita é de erro médico.

Conforme o motorista Wendel da Silva Melo, 28 anos, pai da criança, a menina nasceu saudável no dia 24 do mês passado. Três dias depois, a criança ficou febril e foi levada ao Hospital Regional.

Lá, a médica fez exames de sangue e raio X e informou aos pais que foram detectadas duas manchas no pulmão da criança, mas que poderia ser natural. A médica, então, passou uma medicação e disse que o bebê ficaria em observação.

Por volta das 9h do dia 29 de novembro, o bebê começou passar mal após ter tomado uma injeção. “Ela ficou roxa e a minha esposa chamou as enfermeiras. O bebê foi para a emergência, mas já chegou morto, segundo informação da equipe médica”, contou Wendel.

O velório foi realizado na segunda-feira (30) e no dia seguinte os pais procuraram a Associação de Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul. O casal foi orientado a procurar a delegacia e registrar boletim de ocorrência. Na certidão de óbito da criança consta que a morte foi causada por insuficiência respiratória aguda e broncopneumonia.

Segundo a dona de casa Carina Portilho de Souza, 22 anos, mãe da criança, foram solicitados todos os documentos ao hospital, porém o prontuário com a prescrição médica de internação foi extraviado, conforme a direção da unidade informou aos pais.

Agora, o pedido será feito formalmente pelo delegado da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Paulo Sérgio de Souza Lauretto, que investiga o caso. “Foi feita a exumação, porque o caso chegou à polícia depois do sepultamento da criança”, explica a autoridade policial.

A polícia vai aguardar os resultados dos laudos do Imol (Instituto Médico Odontológico Legal) para confrontar com os documentos que serão apresentados pelo hospital. “Os pais questionam o procedimento de interação e a medicação que foi ministrada”, conta.

Conforme o presidente da Associação de Vítimas de Erros Médicos, Valdemar Morais, o caso também será levado ao Ministério Público, porque crianças estão morrendo com muita frequência nos hospitais e os prontuários sumindo. “Tenho certeza que foi erro médico e por isso vou até o fim”, lamenta a mãe.

Carina explica que durante a gravidez contraiu uma bactéria, mas que os médicos disseram que a criança nasceria saudável. “Não acredito que isso tenha levado o bebê a morte”.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do hospital, que ficou de se posicionar sobre o assunto ainda hoje. 

Nos siga no Google Notícias