ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Polícia flagra abatedouro ao ar livre com boi "sangrando" em árvore

Paula Vitorino e Francisco Júnior | 21/09/2011 12:09

Proprietário disse que carne era para consumo próprio, mas delegado descarta alegação

Árvore onde animal era colocado para "sangrar". (Fotos: Simão Nogueira)
Árvore onde animal era colocado para "sangrar". (Fotos: Simão Nogueira)
Local onde ficava o abatedouro, rodeado por curral e canavial.
Local onde ficava o abatedouro, rodeado por curral e canavial.

Por volta das 9h30 desta manhã, um abatedouro clandestino foi fechado pela Polícia Civil no bairro Uirapuru, em Campo Grande. O abate era feito ao ar livre, embaixo de uma árvore, em meio a terra e ao lado de um curral com aparência de abandonado. No momento do flagrante, os policiais encontraram um boi "sangrando" pendurado na árvore.

No local, que é uma espécie de chácara, foram presos Antonio Maciera e o seu filho Raimundo Nonato, de 23 anos. Os dois moram em uma residência ao lado e Antonio alegou que a carne do animal era para consumo próprio.

Mas o delegado da Decon (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Adriano Garcia, descarta essa possibilidade devido a quantidade de carne.

“Um boi inteiro é muita coisa para uma família só comer”, frisa.

A suspeita da Polícia é de que a carne fosse vendida para os moradores da região, mas a investigação ainda irá apurar quem eram os compradores.

O delegado alerta que muitas pessoas colocam a saúde em risco para economizar os gastos. “Se ele abatia é porque tem quem compra. As pessoas se limitam a preço e acabam correndo riscos consumindo carne imprópria para consumo”, ressalta.

Os policiais chegaram até o local após receber denúncias de que ali funcionava um abatedouro clandestino. Por cerca de 30 dias o abatedouro foi investigado. Apenas a carne do boi foi apreendida no local e levada para ser destruída pelo Iagro.

Só no ano passado, foram apreendidas 24 toneladas de carne ilegal. O delegado diz que esse tipo de crime é ainda mais comum no interior do Estado.

A Polícia também vai investigar a procedência do boi. A suspeita é de que o animal tenha sido furtado de alguma fazenda, já que possui a marca de um produtor rural.

Antonio e Raimundo serão indiciados por maus tratos de animais, com pena de 1 a 3 anos, e responderão por crime de relação ao consumo, com pena de 2 a 5 anos. Os dois serão conduzidos as celas da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos).

Nos siga no Google Notícias