ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Polícia indicia engenheiro por explosão que decapitou pintor na 163

Bruno Chaves | 06/03/2014 16:26
Leandro morreu após a explosão de um cilindro em 5 de dezembro do ano passado (Foto: Cleber Gellio)
Leandro morreu após a explosão de um cilindro em 5 de dezembro do ano passado (Foto: Cleber Gellio)

Um engenheiro de 53 anos, que não teve a identidade revelada pela Polícia Civil, foi indiciado por homicídio culposo – quando não há intenção de matar – pela morte do técnico de pintura Leandro Carvalho, 34 anos. O trabalhador foi decapitado no dia 5 de dezembro após a explosão de um cilindro de tintas na BR-163.

Leandro trabalhava na obra de revitalização da estrada do macroanel rodoviário, onde o engenheiro de 53 anos era responsável. A investigação da 4ª Delegacia de Polícia da Capital concluiu que o trabalhador manuseava um cilindro de tinta pressurizado quando a tampa escapou.

Por conta da pressão, o objeto foi lançado contra a cabeça da vítima, que teve parte do crânio decapitado e arremessada na pista, a quatro metros do corpo.

Conforme o delegado Tiago Macedo dos Santos, exames periciais e depoimentos de testemunhas confirmaram que a vítima não usava equipamentos de proteção individual no momento do acidente. “E ainda, que o equipamento não tinha condições de segurança para operação”, disse o delegado à assessoria de imprensa da polícia.

Tiago ainda concluiu que o cilindro foi fabricado de forma artesanal, em desacordo com as normas regulamentadoras aplicáveis à espécie, especialmente aquelas expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“Além do mais, a fabricação artesanal não foi precedida de projeto ou assistência por engenheiro mecânico, de modo que ficou caracterizada a negligência do responsável pelo maquinário e o proprietário da empresa executora dos serviços, que é engenheiro civil”, contou.

Empresa irregular – As investigações policiais ainda concluíram que Supervia, que é de Minas Gerais e presta serviços ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), que empregava Leandro, estava irregular perante ao CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul).

“Não havia sequer os registros das anotações de responsabilidades técnicas necessárias para operação, razão pela qual o Ministério Público do Trabalho foi acionado pela Polícia Civil para fiscalizar as obras e impedir que novos acidentes dessa natureza aconteçam com os trabalhadores”, enfatizou o delegado.

O engenheiro de 53 anos é empreiteiro da obra e responsável técnico do equipamento defeituoso. Ele foi indiciado por homicídio culposo, que prevê pena de um a três anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias