ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Polícia investiga gangue que pichou mais de 300 locais na Capital

Edivaldo Bitencourt e Helton Verão | 10/05/2013 17:14
Pichações estão presentes por toda cidade. Na rua 15 de Novembro vários locais estão pichados (Foto: Helton Verão)
Pichações estão presentes por toda cidade. Na rua 15 de Novembro vários locais estão pichados (Foto: Helton Verão)

A ação dos pichadores entrou de vez na mira das autoridades públicas de Campo Grande. A Polícia Civil investiga uma gangue, que seria integrada por 22 jovens e em torno de 10 adolescentes, que pichou cerca de 300 locais em 10 bairros da Capital.

A ofensiva atinge até os amigos do grupo, que incentiva ou convida os pichadores para sujar prédios particulares e públicos, nas mídias sociais, como o Facebook.

A investigação é conduzida pelo delegado Moura Fé, da 6ª Delegacia de Polícia, no Bairro Tijuca. A Polícia já apreendeu quatro computadores, tintas, sprays, borrifadores e outros materiais usados por pichadores na região.

A Polícia tem cópias do grupo comemorando as pichações no Facebook. Eles podem ser indiciados por crime contra o meio ambiente, dano ao patrimônio público, corrupção de menores e formação de quadrilha. As penas de prisão podem somar de quatro a nove anos de prisão.

Ação – A suposta quadrilha tem uma área de ação muito ampla, que vai dos bairros Tijuca, Caiçara e Taveirópolis, na saída para Sidrolândia, até os bairros Nova Lima e Nova Bahia, na saída para Cuiabá.

Além do inquérito policial na 6ª DP, o grupo pode estar respondendo a outros inquéritos por crimes ambientais e danos ao patrimônio público na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção ao Turista).
Moura Fé suspeita que os 32 suspeitos de pichar prédios públicos, casas, lojas e praças possuem vínculos.

Repressão e ação – Ontem, a Guarda Municipal flagrou mais quatro jovens com materiais de pichações e maconha na Praça das Araras. É a continuidade do trabalho de inteligência do órgão para combater as pichações.

Delegado intimou 22 pessoas para explicar sobre pichações (Foto: Simão Nogueira)
Delegado intimou 22 pessoas para explicar sobre pichações (Foto: Simão Nogueira)

De acordo com Luidson Noleto, as pichações estão concentradas, principalmente, na Orla Morena. Os agentes patrimoniais do município estão de olho e vem, quase que diariamente, efetuando prisões em flagrante de pichadores na Capital.

Além da repressão, o órgão vem promovendo o programa “Campo Grande contra Pichação” para incentivar a utilização de grafite. No entanto, segundo Noleto, o jovem pode fazer a arte, mas, para não ser crime, a atividade precisa do aval do dono do imóvel ou do poder público.

Noleto alerta que a atividade pode comprometer o futuro profissional dos pichadores. Eles podem ser impedidos de assumir cargos públicos ou realizar outras atividades por serem fichas sujas.

A próxima etapa do projeto acontecerá na quinta-feira, a partir das 17h, no Teatro de Arena da Orla Morena. Na ocasião, a população é convidada a dar uma pincelada para ajudar a limpar as pichações da Orla Morena.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação promove campanha de conscientização nas escolas da rede pública.

Denuncie - E quem quiser denunciar a ação dos vândalos, pode ligar par ao Disque Pichação no 153 ou para o 190 da Polícia Militar.

Nos siga no Google Notícias