ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Polícia investiga maus-tratos a idoso em asilo de Campo Grande

Francisco Júnior | 01/07/2014 10:57

A Polícia investiga se um idoso, que mora no Asilo São João Bosco, foi vítima de maus-tratos no local. O caso veio à tona na manhã de ontem (30) após denúncia de um médico plantonista do posto de saúde Tiradentes, que fez atendimento ao homem.

No Boletim de Ocorrência, o médico relatou que Antenor Miguel, 85 anos, chegou às 9h25 acompanhado de duas técnicas de enfermagem do asilo. Ele foi encaminhado ao atendimento de emergência.

Ainda conforme o Boletim, após examinar a vítima, o médico percebeu que o idoso havia sido contido com “ataduras há um dia e esquecido”. Além disso, ambas as mãos apresentava necrose, e foi constatado ausência de pulso na mão direita. Havia sinal de amarradura nos braços e ferimentos de mordeduras. Diante do estado de saúde do idoso, ele foi encaminhado para a Santa Casa, onde ficou internado por algumas horas e foi liberado no início da noite desta segunda-feira.

O caso é investigado pelo delegado da 4ª Delegacia, Tiago Macedo. Ele informou que já ouviu funcionários do asilo e que a instituição está colaborando com a apuração dos fatos.

Conforme o delegado, em depoimento, funcionários relataram que, por recomendação de enfermagem, Antenor usava luvas para proteger suas mãos, pois ele sofre de transtorno obsessivo compulsivo. “ Nós estamos apurando se houve falha no procedimento, se a pessoa que cuidava do idoso agiu de maneira errada”, disse

O delegado explica que ser for comprovado crime neste caso o responsável vai ser indiciado em base no artigo 99 da Lei do Idoso (Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado”.

Em nota, o Asilo São João Bosco informou “que na manhã de 30 de junho, o serviço de enfermagem do Recanto São João Bosco constatou inchaço e início de sangramento nas mãos do idoso Sr. Antenor Miguel, que foi encaminhado para a unidade básica de saúde do bairro Tiradentes, onde passou por consulta médica, após a qual foi efetivada sua internação na santa casa de misericórdia de campo grande, para os devidos cuidados e avaliação mais aprofundada de seu estado clínico. diante das suspeitas de eventuais procedimentos inadequados, a administração do recanto instaurou sindicância interna para apuração de responsabilidades”.

Na nota, assinada pela vice-presidente da instituição, Sônia Antunes Minder, informa que o recanto “procurou oferecer todas as informações solicitadas pela autoridade policial competente, que também procura apurar o ocorrido. Esta instituição vela pela atenção integral à pessoa idosa conforme estabelecido no estatuto do idoso e todos os cuidados necessários para garantir a estabilização clínica deste paciente foram tomados por nossos profissionais de saúde”.

Antenor mora no asilo há 9 anos.

Nos siga no Google Notícias