ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Polícia pede bloqueio de contas correntes usadas por estelionatários

Nadyenka Castro | 16/03/2012 18:20

A Polícia Civil identificou 12 contas bancárias utilizadas nos golpes do carro estragado e de promoção de televisão

Delegado Valmir Messias de Moura Fé é o responsável por investigar os estelionatos. (Foto: João Garrigó)
Delegado Valmir Messias de Moura Fé é o responsável por investigar os estelionatos. (Foto: João Garrigó)

A Polícia Civil pediu o bloqueio de 12 contas correntes que estão sendo utilizadas por estelionatários que aplicam os golpes do carro estragado e da promoção de uma emissora de televisão. Dessas contas, a maioria, sete, é da Caixa Econômica Federal e as demais de outros bancos.

O delegado responsável pelas investigações desses golpes, Valmir Messias de Moura Fé, disse que além de mandar bloquear as contas, foram pedidos à Justiça a quebra de sigilo de informações bancárias e de linhas telefônicas. “O bloqueio é feito diretamente pelo banco. O sigilo é pedido á Justiça. Pedi os extratos dos últimos dois anos”.

O delegado explica que estão em investigação 12 casos de estelionatos ocorridos desde o ano passado. “A maioria é do carro. Somente dois são do SBT”, diz Moura Fé referindo-se aos casos em que os golpistas utilizam o nome da emissora.

Conforme o delegado, a maioria das ligações partem do município de Aparecida de Goiânia, Goiás, e as contas correntes informadas pelos estelionatários às vítimas para depósito de dinheiro também são da mesma cidade.

A Polícia Civil suspeita que os golpes estão sendo aplicados por uma quadrilha especializada no crime e não descarta que, apesar das ligações partirem de Goiás, há envolvidos em Campo Grande que seriam responsáveis por ‘selecionar’ as vítimas.

A maioria das vítimas é mulher que tem sobrinhos e/ou já é avó. Na manhã desta sexta-feira, por pouco a quadrilha não emplacou mais um golpe. A mulher só não depositou o dinheiro porque foi orientada pelo gerente do banco onde sacou R$ 1,5 mil a procurar a Polícia pois poderia não ser verdade a situação relatada ao telefone.

A mulher foi até a delegacia e só depois de conversar com o delegado é que constatou que era falsa a informação de que seu parente estava com carro quebrado na estrada e precisava da quantia que havia sacado.

Orientação - O delegado explica que é fundamental que as pessoas estejam atentas a todas as ligações que receberem e não informar dados sobre parentes a quem não conhecem.

E, se o interlocutor fala o nome do parente, ligar para a pessoa e confirmar a informação antes de tomar qualquer atitude. Também é fundamental registrar a ocorrência, mesmo que não tenha cedido ao golpe.

Os golpes - O estelionatário liga, se identifica como parente - geralmente sobrinho ou neto- e fala que durante viagem à cidade da pessoa, o carro quebrou e precisa de dinheiro para fazer o conserto.

Muitas vezes coloca até outro homem na linha se passando por mecânico e com isso faz o golpe ficar mais verídico. A pessoa acredita e então deposita o dinheiro em uma conta e só depois descobre que foi vítima de estelionatários.

No caso da promoção do SBT, através de mensagem ou em telefonema, a vítima é avisada que ganhou prêmios, mas, para recebe-los precisa ligar para um número de telefone. A pessoa liga e então é informada que deve depositar uma quantia em dinheiro.

Nos siga no Google Notícias