ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Polícia vai investigar morte de participante na Volta das Nações

Aline dos Santos e Renan Nucci | 13/10/2014 11:16
Participante morreu em competição na manhã de ontem. (Foto: Alcides Neto)
Participante morreu em competição na manhã de ontem. (Foto: Alcides Neto)

A Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar se houve falhas na Volta das Nações. A competição foi realizada na manhã de ontem e o participante Juliano Batista, 30 anos, morreu vítima de parada cardiorrespiratória a um quilômetro de concluir a meia maratona de 21 km. Ontem, o óbito foi registrado na Depac/Centro (Delegacia de Pronto Atendimento) como morte natural.

Nesta segunda-feira, o titular da 3ª Delegacia de Campo Grande, delegado Fábio Anderson Ribeiro Sampaio, antecipou que o caso será tratado como morte a esclarecer. Ele aguarda que o procedimento registrado na delegacia de plantão chegue hoje à tarde.

“Vamos buscar saber se a prova fornece condições de atendimento para casos de mal súbito”, afirma o delegado. Ele pretende ouvir responsáveis pela organização da competição, atletas, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, será apurado se a equipe de socorro teve dificuldade para chegar ao local do atendimento e se a prova poderia ser realizada naquelas condições climáticas. O delegado lembrou o episódio em quem um fotógrafo morreu durante competição no autódromo de Campo Grande. “Durante as investigações chegaram à conclusão que a direção deu ordem para a largada mesmo sem estar em condições”, recorda.

Juliano Batista veio de Várzea Grande (MT) com o irmão para participar da meia maratona. Ele passou mal quando estava na avenida Hiroshima, perto da avenida Mato Grosso, e foi atendido por Corpo de Bombeiros, Samu e QualiSalva. Os socorristas tentaram reanimá-lo por 40 minutos.

Irmão da vítima, o educador físico Reinaldo Francisco da Silva, 38 ano, contou que Juliano corria há um ano e já havia participado de competições similares. "Quando já estava perto de terminar a prova ele se distanciou muito de mim e eu ainda gritei para ele não forçar demais e diminuir um pouco o ritmo por que está muito quente", disse ontem. Depois, encontrou o irmão desmaiado.

Por meio de nota, a organização da prova afirma que o "participante foi imediatamente atendido por três ambulâncias e ressalta que a garantia de assistência médica sempre foi prioridade desde a primeira edição da prova em 2009".

A nota também diz que todas as devidas providências foram tomadas e os organizadores vão continuar prestando o apoio necessário à família em decorrência desta fatalidade.

Sobre a falta de água, problema relatado por participantes, a organização afirma que foram disponibilizados 132 mil copos e nega que tenha faltado. Na sexta edição, a corrida e caminhada tiveram 26.486 inscritos.

A prova é organizada pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Sesi (Serviço Social de Aprendizagem Industrial) e a TV Morena.

Nos siga no Google Notícias