ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Policiais civis fazem operação por melhores condições de trabalho

Nadyenka Castro | 07/11/2011 19:23

Ação é articulada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul e promete parar Centro de Polícia Especializada

Sindicalistas pela manhã no Cepol. (Foto: Divulgação)
Sindicalistas pela manhã no Cepol. (Foto: Divulgação)

Por melhores condições de trabalho, policiais civis fazem nesta semana a operação “Cumpra-se a Lei”. Eles prometem parar o Cepol (Centro de Polícia Especializada), em Campo Grande.

A ação começou na manhã desta segunda-feira e é articulada pelo Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul). Pela manhã, os sindicalistas distribuíram aos policiais que trabalhavam cartilhas com orientações sobre os direitos e deveres da atividade profissional.

“Queremos chamar a atenção dos nossos governantes e da população de que o policial civil precisa ser valorizado. Lutamos por melhores salários sim! Mas queremos também ser tratados com dignidade”, declarou o presidente do Sinpol/ MS, Alexandre Barbosa.

A operação tem por objetivo fazer ser cumprido à risca o que determina o regulamento do exercício profissional do policial, o que muitas vezes não acontece por falta de efetivo e condições adequadas de trabalho, como viaturas em perfeito estado de conservação, utilização de armas e equipamentos somente da administração pública.

O Sinpol promete paralisar as atividades do Cepol - onde estão reunidas cinco delegacias especializadas - na quarta-feira, a partir das 8 horas, até o mesmo horário de quinta-feira.

Conforme o Sindicato, a situação do prédio do Cepol é crítica, tendo sido até notificado pela Vigilância Sanitária ano passado em razão das precárias condições. Segundo o Sinpol, no laudo de Inspeção da Vigilância Sanitária constam irregularidades gravíssimas quanto aos aspectos físicos e saúde dos trabalhadores.

A diretoria protocolou uma representação no mês de setembro deste ano contra o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, cobrando providências, mas até o momento não foi atendida.

De acordo com relato dos próprios policiais, eles são obrigados a tirar dinheiro do bolso para comprar água, pois a delegacia está sem bebedouro há vários meses.

Operação: Para ‘lembrar’ os policiais, os procedimentos a serem adotados foram escritos na cartilha que está sendo distribuída. Entre as diversas situações colocadas na cartilha, de acordo com o sindicato, estão:

- Fazer qualquer procedimento somente mediante Ordem de Serviço detalhada;

- Ir ao local do crime, medidas protetivas, mandados de busca e apreensão e outras ações, só com a presença do delegado de Polícia;

- Delegado deve estar presente, ditar e assinar tudo o que o escrivão digitar, principalmente, depoimentos e flagrantes

- Nunca usar em serviço, material de sua propriedade: arma, notebook,

celular, veículo etc

- Só ir para qualquer missão com viatura em perfeito estado e devidamente vistoriada pelos órgãos competentes.

Nos siga no Google Notícias