ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Policiais vão de viatura protestar no Fórum contra prisão de PMs

Viviane Oliveira e Luana Rodrigues | 21/01/2016 09:39
Policiais Civil participam de protesto, inclusive utilizando uma viatura. (Foto: Marcos Ermínio)
Policiais Civil participam de protesto, inclusive utilizando uma viatura. (Foto: Marcos Ermínio)

Vários policiais militares e investigadores, inclusive usando uma viatura da Polícia Civil, estão em frente ao Fórum, da Rua da Paz, em Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (21), em protesto contra a prisão de três PMs, detidos em flagrante pela Corregedoria da corporação após denúncia de agressão a um adolescente de 15 anos, na tarde de terça-feira (19).

Hoje, a partir das 8h, está marcada a audiência de custódia dos PMs recolhidos ao Presídio Militar. Eles serão ouvidos pelo juiz encarregado do caso. Em frente ao prédio, cerca de 20 policiais militares estão sem farda e sem viatura, mas há um grupo de investigadores usando o carro da Polícia Civil.

Revoltado com a prisão dos policiais, o investigador Filipe Zapata, conta que a irmã está entre os três militares presos. “Ela tem medalha Tiradentes (homenagem feita pelo Comando da PM) e 19 elogios na corporação, mas isso não foi levado em conta em nenhum momento pela corregedoria”, reclama.

No local, a PM está arrecadando alimentos, também como uma forma de protesto, que serão doados para uma instituição carente. A reportagem entrou em contato com o Comando Militar e a DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil) para saber se o protesto, inclusive utilizando viatura, é legal.

A assessoria da PM, informou que a manifestação pode ser realizada, desde que seja de forma pacífica e sem uso de fardas. Até o fechamento deste texto, a assessoria de imprensa da Polícia Civil não havia retornado ao contato.

O caso - Três policiais miliares, da Força Tática do 1º Batalhão, foram presos pela Corregedoria da Polícia Militar, após perseguição a dois homens em uma motocicleta, na tarde de terça-feira (19), no Jardim Imá, em Campo Grande. Eles foram autuados em flagrante por lesão corporal dolosa e encaminhados para o Presídio Militar.

Segundo o tenente-coronel José Gome Braga, corregedor adjunto da PM, os policiais prestaram depoimento e negaram a denúncia de agressão. O adolescente tem vários registros de atos infracionais. O advogado Laudo César Pereira, da ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul), que acompanha o caso, diz que a prisão é arbitraria e não há provas contundentes contra os militares.

No local, apenas um policial militar foi encontrado de farda. Ele informou que havia acabado de sair do plantão e estava de passagem.  (Foto: Marcos Ermínio)
No local, apenas um policial militar foi encontrado de farda. Ele informou que havia acabado de sair do plantão e estava de passagem. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias