ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

População espera até 1h30 em fila no último dia da campanha de vacinação

Christiane Reis | 30/09/2016 20:28
População compareceu aos postos para vacinação. (Foto: Alcides Neto)
População compareceu aos postos para vacinação. (Foto: Alcides Neto)

Quem compareceu ao posto de saúde do Bairro Tiradentes, nesta sexta-feira (30), ultimo dia da campanha de multivacinação, esperou até 1h30 para ser atendido. A campanha teve início no dia 19 de setembro, com a realização do Dia D no dia 24. No total foram 14.372 doses para Campo Grande. E o trabalho de imunização vai continuar nos postos.

"Esta campanha de atualização da vacinação foi um sucesso. Os servidores da secretaria municipal de saúde fizeram um excelente trabalho em todas as 24 UBS e 41 UBSF de Campo Grande", comenta o secretário adjunto da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Victor Rocha.

Tanto no posto de saúde do Bairro Tiradentes, quanto no Coronel Antonino a população formou uma extensa fila. No primeiro local a espera chegou a 1h30, mas quem compareceu garante que valeu a pena. “Estamos a guardando a 1h30, mas vale a pena porque precisamos conferir as vacinas necessárias”, disse o vendedor autônomo, Paulo Ribeiro da Silva, 47 anos, que levou as duas filhas para serem imunizadas. Isadora, 12 anos, e Maria Victória, 8 anos. Isadora foi vacinada contra febre amarela e HPV, “doeu um pouco, mas é melhor vacinar e evitar doenças sérias no futuro”, disse. Já Maria Victória recebeu a vacina contra a febre amarela.

Paulo Ribeiro levou as duas filhas para serem imunizadas. (Foto: Alcides Neto)
Paulo Ribeiro levou as duas filhas para serem imunizadas. (Foto: Alcides Neto)

No posto de saúde do Bairro Coronel Antonino, o cenário também foi de fila, mas o tempo de espera foi menor. Para a campanha de imunização, foram enviadas doses de vacina para febre amarela, hepatite A, dupla adulto, DTP, HPV, Meningocócica C, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP, VOP, tríplice viral e tetra viral. O objetivo foi a imunização de crianças menores de 5 anos, as de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Mato Grosso do Sul recebeu 593,4 mil doses de vacina para a campanha de multivacinação. Ao todo, 26,8 milhões de doses foram enviadas para as unidades da federação, que serve para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões) e doses extras para a campanha (19,2 milhões).

A Sesau informou, via assessoria de imprensa, que quem não conseguiu imunizar os filhos no período do chamamento poderá busca as unidades para atualizar o cartão de vacinas. Ainda conforme a secretaria, as filas ocorreram porque as pessoas pensaram que a imunização seria apenas até esta sexta-feira, mas o que acabou hoje foi a campanha.

A vacina mais aplicada, conforme os dados da Sesau, foi a VIP (Vacina Inativada contra Pólio). Foram 3.522 doses aplicadas em Campo Grande. Os números também revelam que a procura foi de 11.308 crianças até quatro anos, mas apenas 6.198 precisaram receber a atualização vacinal.

Nos siga no Google Notícias