ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

População reclama de fogo em reserva do Exército no Jardim Campo Verde

Viviane Oliveira | 11/09/2012 21:56
Cleide disse que o jeito é tomar muito suco e tereré para amenizar o calor. (Foto: Pedro Peralta)
Cleide disse que o jeito é tomar muito suco e tereré para amenizar o calor. (Foto: Pedro Peralta)

Além do calor e da baixa umidade relativa do ar, os moradores do Jardim Campo Verde, sofrem com as queimadas em uma vegetação da reserva do Exército, na região norte de Campo Grande.

A estiagem, que já beira os 50 dias, facilita a propagação do fogo e contribui para os problemas respiratórios, que atinge principalmente as crianças. Já na entrada do bairro é possível sentir a poeira misturada com o cheiro da queimada.

Mesmo que o incêndio foi na última quinta-feira (6) há focos espalhados pela mata, que começa na rua Marquês de Pombal, no corredor do Nova Lima, e termina no bairro Campo Belo. “Como a vegetação é fechada é impossível apagar completamente o fogo”, disse Naurelina Nogueira Ferreira, de 65 anos.

A idosa mora no bairro há 20 anos e afirma que todo ano, neste mesmo período, está área sofre com as queimadas. Quando o fogo se propaga os vizinhos temem que as chamas invadam as suas casas e o desespero aumenta para aqueles que moram às margens da reserva. "Quando o fogo começa parece que vamos morrer sufocados", exemplifica.

Nariz, boca, e garganta ressecados e tosse seca é um dos sintomas descridos pela dona de casa Maria do Carmo Santos, de 58 anos. Avó de três crianças, uma de 8 anos, 3 e 9 meses ela relata que o único jeito é procurar um posto de saúde para o médico receitar inalação.

“No final da tarde piora, as crianças começar a tossir e chegam até perder o ar”, lamenta Cleide Rufino dos Santos de 38 anos, tia das crianças.

Para tentar amenizar o mormaço quente a família toma muito líquido durante o dia e a noite coloca bacias de água e toalhas molhadas espalhados nos cômodos da casa.

De acordo com o Corpo de Bombeiros foram registrados até o dia 28 de agosto 554 focos de incêndio. Somente no mês passado foram 198 focos. Os números são de incêndios em vegetação, terreno baldio e plantações em chácaras e fazendas.

Nos siga no Google Notícias