ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Por conta da greve, reposição de aulas acontecerá aos sábados na Capital

Antonio Marques | 16/05/2016 18:36
Alunos que ficaram sem aulas por conta da greve dos professores vão ter aulas aos sábados (Foto: Fernando Antunes)
Alunos que ficaram sem aulas por conta da greve dos professores vão ter aulas aos sábados (Foto: Fernando Antunes)

Alunos de, pelo menos, 59 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) vão ter aulas aos sábados para repor os nove dias de greve dos professores. O calendário foi definido hoje em reunião entre a direção da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) e a Secretária Municipal da Educação, Leila Machado.

Conforme o presidente da ACP, Lucílio Nobre, o documento elaborado pela Semed (Secretaria Municipal de Ensino) com os sábados letivos deve ser enviado às escolas ainda nesta semana.

Como houve baixa adesão no movimento. Em muitas das escolas, os alunos vão ter que repor algumas disciplinas. Por isso, Lucílio Nobre explicou que nestes casos o calendário deverá ser feito com o diretor da escola. “Em alguns casos pedimos a flexibilização para que todos sejam atendidos”, comentou.

Segundo o presidente da ACP, nos casos em que a reposição de uma disciplina possa acontecer nos cinco horários de um sábado, a sugestão é que seja definido com a direção da escola para não haver prejuízo ao estudante.

A greve terminou na semana passada, após acordo com a Prefeitura que reconheceu a Lei 5.411/2014, que estabelece o piso salarial do magistério para a carga horária de 20 horas semanais. Assim, até outubro de 2017, o Executivo terá de pagar os 13,01% do reajuste não efetivado em 2015, além dos 11,36% deste ano. Por enquanto, a categoria receberá 3,31%, índice acertado com o município.

Mais curta e com baixa adesão, esta foi a segunda greve da categoria em menos de um ano. Cerca de 300 professores aderiram à paralisação, que durou nove dias, número bem inferior aos 77 dias de greve que os alunos enfrentaram no ano passado.

Nos siga no Google Notícias