ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Por determinação judicial, Cidade de Deus fica no escuro até mudança

Kleber Clajus | 05/12/2014 13:14
Famílias ficarão sem energia por estarem em situação irregular (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Famílias ficarão sem energia por estarem em situação irregular (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

Os moradores da favela Cidade de Deus vão permanecer no escuro após decisão judicial, nesta sexta-feira (5), proibir religação de energia elétrica no Bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. A transferência das famílias para loteamento social, no Jardim Noroeste, está prevista para a primeira quinzena de janeiro.

Conforme o titular da 2ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Luiz Felipe Medeiros, a medida considera risco de acidente entre os habitantes e revoga sua própria decisão que possibilitava o retorno do serviço.

“O fornecimento de energia elétrica no local não é viável porque não se enquadra na situação prevista em lei para que a concessionária possa prestar o serviço. O local não tem ruas ou postes e as instalações nos barracos são muito precárias”, pontuou Luiz Felipe, em acordo fechado em audiência pública nesta manhã.

Para os moradores Rodrigo Santos e Mariane Gonçalves, o risco agora não será com choques elétricos, mas incêndios pelo uso de velas e lamparinas. Porém, ambos admitem que a decisão judicial terá que ser cumprida.

Valtemir Brito, titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), confirmou que nem mesmo geradores voltarão a funcionar. “Não tem como assumir essa questão, infelizmente, e religar a energia. É o que a Justiça definiu e vamos cumprir”, pontuou.

A analista de recuperação de energia da Enersul/Energisa, Denise Simões, ressaltou que as ligações clandestinas continuarão sendo alvo de fiscalização por parte da concessionária. Ela ainda ressaltou que no novo endereço foram instalados, gratuitamente, padrões de energia.

Mudança – Acordo firmado, nesta sexta-feira (5), prevê a transferência de 200 famílias da Cidade de Deus, na primeira quinzena de janeiro, para loteamento no Jardim Noroeste.

Como contrapartidas, a Prefeitura terá que construir salas de aulas, reforçar equipes de saúde e adotar planos de drenagem e esporte no novo endereço.

Quando concluído o processo, a área ocupada de forma irregular será limpa para plantio de árvores e incorporação de cortina arbórea, destinada ao controle do mau cheiro de aterro sanitário, no Dom Antônio Barbosa.

Nos siga no Google Notícias