ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Por exigência do Ministério Público, TCE rompe contratos e demite 260

Ricardo Campos Jr. | 26/02/2015 15:16
Conselheiros reunidos durante a primeira sessão do Pleno (Foto: divulgação/TCE)
Conselheiros reunidos durante a primeira sessão do Pleno (Foto: divulgação/TCE)

O TCE (Tribunal de Contas Estadual) vai demitir 260 funcionários terceirizados que prestavam serviços por meio de convênios e contratos com a Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária e a empresa Limpa Mesmo. Na quarta-feira (25), durante a primeira sessão do pleno, o presidente da corte fiscal, Waldir Neves, anunciou que a medida se deve a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em outubro com o MPE (Ministério Público Estadual).

Conforme o pronunciamento, os trabalhadores já estão cumprindo aviso prévio. Para substituí-los, o Tribunal terá usar apenas servidores efetivos contratados mediante concurso público ou cargos em comissão legalmente instituídos para o exercício de atribuições de chefia, direção ou assessoramento. Estima-se que a medida irá aumentar a carga de trabalho dos servidores do órgão.

A partir de agora, conforme determina o acordo com o MPE, o Tribunal de Contas só poderá usar colaboradores terceirizados quando os serviços não implicarem execução de atividades-fim e deverá ser precedida de licitação, ressalvadas as hipóteses de dispensa e inexigibilidade previstas em lei.

Neves lamentou a dispensa e disse que todo dirigente público tem por obrigação o respeito às leis e acordos judiciais. O MPE poderia acionar a Justiça caso o acordo firmado não fosse cumprido.

O órgão agora estuda a convocação de 20 auditores de controle externo aprovados em concurso feito em 2013, quando houve o preenchimento de vagas para auditor de controle externo e 03 para o cargo de auditor do corpo especial. O Ministério Público reconheceu que o processo seletivo se trata de ação para corrigir a terceirização de serviços no TCE, já que o último concurso foi realizado há mais de 15 anos.

Conforme a assessoria da corte fiscal, o TAC estabeleceu prazo de 150 dias a contar da assinatura para que as medidas de cumprimento fossem adotadas.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também