ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Por falta de limpeza, 278 donos de terrenos e imóveis são condenados

Natalia Yahn | 18/03/2016 12:30
Mulher capina de terreno, onde ao fundo manilhas podem abrigar possíveis criadouros do Aedes. (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Mulher capina de terreno, onde ao fundo manilhas podem abrigar possíveis criadouros do Aedes. (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

Em 15 meses a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul processou 278 proprietários de terrenos e residências, em Campo Grande, para que sejam obrigados a realizar limpeza e combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. As condenações são referentes aos processos que tiveram início entre janeiro de 2015 até março deste ano.

As ações encabeçadas pelo defensor público do Meio Ambiente, Amarildo Cabral, condenaram 11 pessoas a pagar multa diária de R$ 1 mil, até que os locais sejam limpos. “Entramos com ações contra aqueles que foram notificados e não limparam. Os condenados pagam R$ 1 mil por dia. Tem que deixar o povo com medo, e só pegando no bolso”, afirmou.

Agora o foco das ações são os bairros com maior incidência do vetor. Em Campo Grande o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) não é produzido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) desde novembro de 2015, após suspensão do Ministério da Saúde, por conta da epidemia.

Porém, o defensor afirma ter recebido os dados sobre infestação, que confirma oito bairros no topo da lista, considerados críticos – Guanandi, São Conrado, Jacy, Jardim Noroeste, Vila Margarida, Jardim Veraneio, Núcleo Industrial e Leblon –, além de 21 com alta incidência.

Para conter a proliferação do Aedes nos oito bairros que aparecem com incidência “muito alta”, o defensor público abriu “procedimento para apuração preliminar em desfavor das pessoas (ainda não identificadas) que estejam contribuindo para o alto grau de infestação do mosquito”. A investigação foi publicada hoje (18), no DOE (Diário Oficial do Estado).

A investigação batizada “Foco Maior” terá 45 dias para apurar a responsabilidade civil das pessoas, empresas ou mesmo da Prefeitura. O defensor público também vai investigar piscinas que servem com criadouros do mosquito.
“Queremos acabar com o mosquito. Em relação as piscinas a Prefeitura diz que não tem os dados, acho que não é verdade, como iriam notificar sem os endereços? Mas tenho conhecimento de que são 200 casas com piscinas com focos. Vou entrar com ação para conseguir os dados, veja o absurdo”, afirmou Cabral.

O defensor explica que o morador ou proprietário, quando notificado pela Sesau ou Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), tem prazo de dez dias para fazer a limpeza. “Recebo os relatórios da Sesau e da Semadur e a partir daí entrou com as ações individualmente, com base nas notificações. Também recebemos denúncias anônimas pelo número 129, ou nos prédios da Defensoria Pública”.

As denúncias, referente a focos do mosquito em terrenos ou imóveis, podem ser feitas na Defensoria Pública, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 1668, ou pelos telefones 129 e (67) 3317-8757.

Nos siga no Google Notícias