ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Por mês, 300 pessoas procuram ajuda jurídica para conseguir medicamentos na Capital

Vinícius Squinelo | 06/08/2011 09:05

Enquanto aguardam remédios, pacientes convivem com problemas de saúde e aumento dos sintomas de doenças

Somente em Campo Grande, cerca de 300 pessoas em média recorrem todos os meses à Defensoria Pública para conseguir acesso a direitos básicos como a saúde.

As ações judiciais tentam, em sua maioria, garantir remédios de alto custo, essenciais para a vida de pacientes, além de cirurgias, em especial as ortopédicas.

A Casa de Saúde de Campo Grande, principal responsável pela entrega de remédios para a população, registra diariamente falta dos medicamentos no estoque. Já faltaram remédios para pacientes psiquiátricos, contra a rejeição em pessoas que passaram por transplante de rim, entre outros. O problema agora é para quem necessita de remédios para a doença de Crohn e recolite ulcerativa idiopática, uma espécie de gastrite no intestino.

“Preciso usar todos os dias o remédio, se não uso tenho dores, sangramentos e até hemorragias”, relata José Gouveia Laranja, de 65 anos. O aposentado necessita tomar seis comprimidos do medicamento Pentasa Mesalazine 500mg por dia. O custo total do tratamento chega a R$ 600 por mês, o que representa 30% da renda familiar do paciente.

“Passei três anos pegando o remédio de graça quando morava no interior de São Paulo, nunca faltou. Uso ele faz três meses aqui em Campo Grande e já está em falta”, cometa Laranja. Segundo ele, desde o dia 27 de julho ele não encontra o Mesalazine. “Falam que está em falta, e não tem previsão de chegar”, explica o aposentado.

O problema não é um caso isolado. Por dia, ao menos dez pessoas em Campo Grande procuram a Defensoria Pública tentando ajuizar ações contra o Estado para garantir tratamentos de saúde. Como a defensoria só atende pessoas carentes, este número pode ser ainda maior.

“São três principais problemas, quem necessita de uma cirurgia e não consegue, quem precisa de um medicamento da lista do SUS que está em falta, e quem necessita de um remédio que não consta na lista”, explica a defensora pública Vera Regina Prado Martins, do Núcleo de Defesa da Cidadania e Fazenda Pública de Campo Grande.

“O problema de falta de medicamentos na Casa da Saúde não é novo. A questão é que pessoas morrem esperando atendimento ou remédios”, comentou a defensora.

A defensora Vera explica que quem precisar de um serviço na área de saúde e não estiver conseguindo deve, primeiro, ir ao médico, para pegar um laudo da doença e uma receita médica. Depois, caso não consiga o atendimento ou medicamento, pode procurar a Defensoria Pública, localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 2.559, próximo ao Belmar Fidalgo, ou procurar auxílio pelos telefones 3317-4370 ou 129 (Central com Relacionamento com Cidadão).

A assessoria do Governo do Estado foi procurada e informou que os profissionais responsáveis por esclarecer a falta de medicamentos estão fora da Capital e só poderão ser encontrados na próxima segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias