ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Postos saúde ficam sem pediatra neste domingo, denunciam funcionários

Vinícius Squinelo | 17/11/2013 14:05

Nenhum pediatra está atendendo nos postos de saúde de Campo Grande desde às 13h deste domingo (17). A situação foi denunciada ao Campo Grande News por servidores da rede pública de saúde, e confirmada em contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo as denúncias, não há pediatra plantonista nos postos de saúde da Capital, e o atendimento especializado só está sendo realizado na rede particular ou em hospitais.

Em contato com o Samu, a orientação é que quem precisa de um pediatra, deve procurar diretamente um hospital, como a Santa Casa, e não tentar o atendimento nos postos de saúde da cidade.

O secretário-adjunto de Saúde, Victor Rocha, entrou em contato com o Campo Grande News, e garantiu que as denúncias são inverídicas, e que há pediatras atendendo no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino.

Segundo servidores, que preferiram não se identificar com medo de represálias, o problema é devido ao limite de plantões dos médicos pediatras.

Hoje, um pediatra só pode fazer um máximo14 plantões por vínculo funcional dom o município. Como cada médico só pode ter dois vínculos, o máximo de plantões é de 28 ao mês por profissional.

Para resolver o problema, os pediatras cobram desde o ano passado o aumento do limite de plantões para 14 por vínculo, o que amenizaria a situação. Lembrando que um plantão médico tem no máximo 12h de duração. (atualizada às 15h30 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias