ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Praça Ary Coelho será reinaugurada neste sábado com presente de Trad Filho

Nyelder Rodrigues | 21/09/2012 19:19
Agora praça será cercada por grades, e contará cinco entradas. Praça vai funcionar das 5h às 22h (Foto: Divulgação)
Agora praça será cercada por grades, e contará cinco entradas. Praça vai funcionar das 5h às 22h (Foto: Divulgação)

A Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, será reinaugurada neste sábado (22), a partir das 17h30. O prefeito Nelson Trad Filho vai participar da solenidade, que contará com queima de fogos.

Parte da programação de comemoração do aniversário de 113 anos da Capital, a entrega da praça revitalizada exibirá a nova iluminação, parquinho com piso sem areia e o chafariz com fonte de água, construído com sistema de iluminação e sonorização conforme padrões internacionais.

Agora cercada por grades, a praça terá cinco entradas, sendo que cada esquina terá uma. O horário de abertura dos portões será às 5h, e o fechamento às 22h. A praça também terá internet móvel gratuita.

Além disso, uma academia ao ar livre foi construída para os idosos, assim como também um local reservado com mesinhas de dama e xadrez, já que o centro é uma das regiões da cidade com a maior concentração de população idosa.

Outra novidade na praça será o calçamento, cobrindo 10 mil metros quadrados, e os banheiros reformados, que ficam embaixo do novo coreto, que retoma a história do local. Já a manutenção do local contará com a ajuda do banco HSBC, por meio do Programa de Parceria Municipal (Propam).

História - O local onde hoje está a Praça Ary Coelho é um ponto histórico de Campo Grande. Lá, foi criado o primeiro cemitério da cidade, quando ainda era Arraial de Santo Antônio.

Em 1909, o local tornou-se praça, e em 1913, recebeu o nome Praça 2 de Novembro. Já em 1915, nova mudança de nome, desta vez para Praça Municipal. No ano de 1922, foi construído o coreto e a pérgola, e três anos depois, foi feito o Pavilhão do Chá.

Assassinado em 1952 em Cuiabá, o ex-prefeito de Campo Grande, Ary Coelho, foi homenageado e deu nome a praça depois de dois anos. Em 1957, a Biblioteca Municipal também foi para o ponto.

Desde então, as reforças foram diversas na praça, com a substituição do coreto pela fonte luminosa e, nos anos 70, a criação do parquinho. Em 1996, houve outra reconfiguração do local, com reformulação dos canteiros e outras mudanças.

Nos siga no Google Notícias