ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Praça da matriz ganha banho e ação para incluir deficientes no mercado

Aline dos Santos e Filipe Prado | 20/09/2014 13:24
Praça da igreja ganhou faxina na manhã deste sábado. (Foto: Marcelo Victor)
Praça da igreja ganhou faxina na manhã deste sábado. (Foto: Marcelo Victor)

A praça da igreja Santo Antônio, na rua 15 de Novembro, recebeu ação de limpeza e de cadastro para ingresso de deficientes no mercado de trabalho. O “banho” ficou por conta do Seac/MS (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação). “Sempre escolhemos um local público”, afirma o presidente do sindicato, Daniel Felício. A faxina, que também inclui poda de árvores, é em comemoração ao Dia da Limpeza.

“A limpeza dá uma ideia de conscientização para a população. As pessoas passam e se conscientizam de não jogar lixo na rua”, afirma o encarregado de departamento pessoal, Emerson Prata, 27 anos. Os itens mais recolhidos foram garrafas, papelão e restos de marmitas. A praça, na igreja matriz da cidade, tem grande fluxo de andarilhos.

Já o salão paroquial foi utilizado para o cadastro de deficientes físicos, o serviço é oferecido por dez empresas e a Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Segundo Marilena Silva Carvalho, do setor de atendimento à pessoa com deficiência, a fundação faz o cadastro, encontra uma vaga que se encaixa no perfil, e encaminha o trabalhador para o processo seletivo. De acordo com ela, dependendo da quantidade de funcionários, a empresa é obrigada a oferecer vagas para deficiente.

Com formação em marketing e concluindo pós-graduação na área, Airton Nascimento, 41 anos, retrata a dificuldade em conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. “É muito importante esse cadastro para a inclusão do deficiente na empresa. Se para quem tem qualificação é difícil, imagina quem não tem”, afirma. Ele se locomove com auxílio de muletas.

Airton trabalha com telemarketing e já fez cadastro em outras três oportunidades. Ele procura uma vaga na sua área de formação. Quem quiser fazer o cadastro pode procurar a Funsat, localizada na avenida Eduardo Elias Zahran, 1581, Jardim TV Morena. A pessoa deve levar documento de identidade, carteira de trabalho e laudo médico.

Nos siga no Google Notícias