ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Pré-matrícula começa hoje e prefeitura pretende ter 100 mil alunos em 2015

Aliny Mary Dias e Kleber Clajus | 21/10/2014 11:20
A pré-matrícula para alunos novos começa no dia 10 de novembro (Foto: Kleber Clajus)
A pré-matrícula para alunos novos começa no dia 10 de novembro (Foto: Kleber Clajus)

A Prefeitura de Campo Grande pretende ampliar em 6 mil o número de vagas na Reme (Rede Municipal de Ensino) disponíveis no próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) durante o lançamento da pré-matrícula que começou nesta terça-feira (21) para alunos que querem ficar na mesma escola e no dia 10 de novembro para alunos novos.

Atualmente, as escolas da Capital têm 94 mil alunos matriculados e com a ampliação o objetivo é que em 2015 o número passe para 100 mil. Outra novidade para os pais é a construção de duas escolas em tempo integral, que já possui previsão orçamentária para iniciar no ano que vem.

A chefe da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Ângela Brito, diz que a ampliação é possível porque as escolas da cidade não estão com toda a capacidade preenchida e com readequações é possível criar novas vagas.

Sobre a construção das novas escolas, a secretária não detalhou os bairros, mas disse que cada unidade terá capacidade para 1 mil alunos e serão construídas em “regiões com maior vulnerabilidade e violência”.

Enquanto as novas unidades não ficam prontas, o prefeito Gilmar Olarte (PP) ressaltou que devem ser reforçadas ações nos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da Capital para que os alunos possam ter algum tipo de atividade no contraturno.

Olarte também ressaltou que o que “se vislumbra para o próximo ano é muito positivo” e que os pais precisam participar desse processo educacional dos filhos. Ele mesmo pretende iniciar visitas em escolas para “dar ensinamento de como faz para se ter uma família feliz e abençoada”, disse.

Em relação à participação dos pais, o promotor Sérgio Fernando Harfouche, da 27ª Promotoria da Infância e Juventude, ressaltou que eles precisam acompanhar a frequência e o aproveitamento dos filhos. Sugerindo, inclusive, interliação entre Semed e SAS (Secretaria de Assistência Social) para verificar se pontos dos programas assistenciais estão sendo cumpridos pela família.

“Para que não se fomente qualquer tipo de parasitismo daqueles que não cumprem seu dever constitucional de educar seus filhos”, completa.

Uma das grandes dificuldades da administração em relação às vagas está na criação de residenciais novos, que são instalados sem infraestrutura necessária, como a educação e saúde. Um levantamento da Semed revelou que a região mais prejudicada da Capital é a do Lagoa, que recebeu 500 famílias e tem déficit de 1 mil vagas.

Ângela Brito disse ainda que tem que haver paciência porque “nesses casos, nós priorizamos atendimento da demanda para alunos menores”. Menor demanda é a da região central de Campo Grande.

Uma das mães que convivem com falta de vagas é a vendedora Clarice dos Santos Candia, 28 anos. Ela foi até a central de vagas porque se mudou do bairro Itamaracá para o Aero Rancho e ainda não conseguiu efetivar a vaga do filho de 9 anos. “O 0800 não funciona, liguei, peguei o protocolo e não tinha vaga, mas estou torcendo para que dê certo”.

Confira abaixo o cronograma para matrícula e rematrícula na Reme:

Alunos da Reme – Aqueles que querem ficar na mesma escola devem confirmar a matrícula entre hoje (21) e 7 de novembro.

Alunos novos – A pré-matrícula deve ser feita entre 10 de novembro e 13 de dezembro.

Alunos transferidos - Se a Escola/Ceinf do aluno não oferecer continuidade e queira continuar na Reme, deverá realizar a pré-matrícula no período de 10 de novembro a 13 de dezembro.

Alunos novos Ceinf - O cadastramento de aluno no banco de dados da Central de Matrículas, para solicitação de vagas no Ceinf acontece durante todo o ano. A central fará contato em fevereiro do ano que vem.

Escola municipal em período integral no Bairro Rita Vieira (Foto: Marcos Ermínio)
Escola municipal em período integral no Bairro Rita Vieira (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias