ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Começa obra que promete dar fim a problemas na Ernesto Geisel

Luciana Brazil | 04/08/2012 12:25

Há desmoronamentos em vários pontos da via. Agora, será feito manejo das águas pluviais para solucionar a situação

Prefeito acompanha de perto o início das intervenções. (Foto:Minamar Júnior)
Prefeito acompanha de perto o início das intervenções. (Foto:Minamar Júnior)

As obras no córrego Anhanduí, que margeia a avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, começaram ha pouco. O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) assinou na manhã de hoje o documento que autoriza o início das intervenções na via. A obra, financiada pelo PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento), que consiste no manejo das águas pluviais do córrego, deverá garantir o fim dos problemas da avenida, um dos mais movimentados corredores da cidade.

Desmoronamentos de parte do asfalto, na beira do córrego, foram provocados pela falta de estrutura adequada no local. As fortes chuvas que atingiram na Capital no fim do ano passado e no início deste ano contribuíram para o problema. Segundo o prefeito, o problema será resolvido a partir das obras.

De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio de Marco, o prazo para conclusão das obras é de 18 meses. “O maior problema que nós vamos enfrentar é o período de chuva. E vamos enfrentar dois deles”, destaca.

Trad afirmou que as obras do Anhanduí são as mais complexas, mas irá resolver o desbarrancamento do córrego. Sobre a demora na realização da obra, o prefeito explica que o valor do projeto, dificultou a realização. “Demoramos porque o projeto custa R$76 milhões e não tínhamos esse dinheiro, por isso demorou”.

Banner mostra futuras obras na avenida Ernesto Geisel, em frente ao shopping Norte e Sul.
Banner mostra futuras obras na avenida Ernesto Geisel, em frente ao shopping Norte e Sul.
Prefeito dentro de uma das aduelas de concreto que serão instaladas na rua Ouro Verde.
Prefeito dentro de uma das aduelas de concreto que serão instaladas na rua Ouro Verde.

Além da ordem de serviço, foi aberta licitação para a segunda etapa das obras no Córrego Segredo, e na região do bairro Taquaral Bosque.

No Segredo, as obras começarão na rua Pintasilgo, onde foram interrompidas as intervenções, com o fim da primeira etapa. Ainda dentro do projeto do Córrego Segredo, serão construídas 313 unidades habitacionais, que segundo prefeito, irão acompanhar o crescimento da região norte da cidade, que em breve terá também um novo shopping de grande porte.

Córrego Anhanduí: O engenheiro Valter Fujii da construtora Pactual, uma das três empresas responsáveis pela obra, afirma que o a intervenção começou pela rua Ouro Verde, no bairro Jockey Club, onde serão instaladas aduelas de concreto. “São espécies de galerias pré-moldadas. Nós vamos canalizar toda água da chuva que está lá para cima do córrego e trazer esse volume até o córrego”, explicou.

Serão quase 2 metros de galeria que deverão ser instaladas. O engenheiro destaca também os tubos de concreto que serão colocados na região próxima ao Parque de Exposições e ao Terminal Morenão.

O prefeito destacou ainda que durante as obras, onde houver possibilidade de construir praças e pistas de caminhada, na avenida Ernesto Geisel, serão feitas.

Nos siga no Google Notícias