ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeito deve sancionar projeto da Cantina Saudável ainda esta semana

Paula Maciulevicius | 03/10/2011 18:35

Projeto já aprovado pela Câmara, define normas para a comercialização de alimentos nas cantinas das escolas públicas e particulares de Campo Grande

Prefeitura estimula alimentação saudável nas escolas. (Foto: João Garrigó)
Prefeitura estimula alimentação saudável nas escolas. (Foto: João Garrigó)

E o prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB) deve sancionar ainda esta semana o projeto de lei “Cantina saudável”. A informação é da assessoria do vereador, autor da lei, Cristóvão Silveira (PSDB).

O projeto já aprovado pela Câmara, define normas para a comercialização de alimentos nas cantinas das escolas públicas e particulares de Campo Grande.

O compromisso de garantir à população estudantil acesso a uma alimentação saudável nas escolas, com a aplicação da nova lei, foi reafirmado nesta segunda-feira pelo prefeito que almoçou com os alunos, professores e funcionários da escola Iracema Maria Vicente, no bairro Rita Vieira, cenário do episódio de intoxicação alimentar na última terça-feira.

O veto à comercialização nas cantinas de produtos como refrigerantes, pirulitos, balas, salgadinhos industrializados e frituras, na opinião do prefeito é uma ferramenta para estimular entre os estudantes hábitos alimentares saudáveis.

O vereador Silveira afirma que o projeto deve ser complementado por ações já apresentadas na semana passada na Câmara Municipal, que torna obrigatória a coleta diária e o armazenamento por 72 horas da alimentação servida aos alunos. O que pode evitar episódios como o registrado na escola de tempo integral.

O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) divulgou nota sobre o resultado dos exames feitos no alimento já preparado e afirmou que a bactéria encontrada, estafilococos, confirma a hipótese de que a contaminação do alimento tenha ocorrido no intervalo entre a pós-preparação e o momento em que os estudantes foram servidos.

Caso - Na última terça-feira 180 alunos da escola municipal Iracema Maria Vicente, no bairro Rita Vieira, foram vítimas de intoxicação alimentar. As crianças começaram a passar mal por volta das 14h30, depois de terem comido arroz, feijão, salada de repolho com tomate, farofa de ovo e salsicha. Mais de 10 equipes dos bombeiros e do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) foram envolvidas. Na escola, o clima foi de pânico com pais e parentes das crianças chegando a todo o momento em busca de informações.

Nos siga no Google Notícias