ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeito entrega cadeiras adaptadas para crianças com deficiência

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 28/08/2014 10:20
Prefeito Gilmar Olarte entregou 135 cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito Gilmar Olarte entregou 135 cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência (Foto: Marcos Ermínio)
Cadeiras adaptadas tem como objetivo facilitar o convívio social deste público (Marcos Ermínio)
Cadeiras adaptadas tem como objetivo facilitar o convívio social deste público (Marcos Ermínio)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) entregou hoje (28), 135 cadeiras adaptadas para crianças com deficiência, para colaborar com sua aprendizagem e dar melhores condições para sua inserção social. O evento aconteceu nesta manhã, no auditório da Semed (Secretaria Municipal de Educação), e teve a participação de entidades que trabalham com este público.

Olarte ressaltou que esta doação permite uma contribuição na qualidade de vida dessas pessoas, em especial as crianças, para sua dignidade, mobilidade e inserção no contexto social. Ele ponderou que foi uma ação intersetorial que teve a participação da Semed, do Centro Especializado de Reabilitação da Apae e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em um investimento de R$ 100 mil.

De acordo com a Semed, foram avaliados 180 pedidos, no entanto alguns não foram atendidos porque já haviam recebido estes equipamentos em período inferior há um ano, e que segundo o Plano Nacional das Pessoas com Deficiência, esta "troca" acontece em média de 2 em 2 anos.

O coordenador do Centro de Reabilitação da Apae de Campo Grande, Rodrigo Lucchesi, afirmou que a entidade é responsável por fornecer cadeiras de rodas e próteses, assim como receber estas demandas de outros projetos e ações. "Junto com estas cadeiras, algumas crianças receberam (cadeiras) para o banho, que é um suporte que vai ajudar muito", destacou ele.

A chefe da divisão de educação especial da Semed, Adriana Buydendorp, ressaltou que estas ações foram realizadas em conjunto para atender a demanda, após levantamento anual feito nas escolas públicas da Capital. Ela também anunciou que ano que vem serão doados novas próteses e órteses.

Contemplados - Douglas Rodrigues, de 28 anos, pai de Ismael Yuri, 10, que estuda na escola municipal Arlindo Lima, afirmou que este equipamento vai dar um suporte importante para locomoção e estudo do seu filho. Ele também pediu algumas mudanças para melhorar este convívio.

"Espero que os pais dos outros estudantes tenham mais consciência na acessibilidade, como não ocupando vaga para deficientes, assim como melhorarem as calçadas ao redor da escola, que atrapalham a locomoção".

A artesã Graziane Farias, 33, mãe de Leonardo, 8, que foi contemplado com uma cadeira, lembrou que os órgãos públicos também precisam se adequar sobre a acessibilidade, para que este público tenha acesso fácil a estes locais. "Estes ajustes são importantes, agora estou feliz com este equipamento, pois terei mais confiança ao deixar meu filho para estudar, já que este possuem itens importantes".

Chefe da divisão da Semed, Adriana Buydendorp, afirmou que foi feito um levantamento nas escolas para se definir os contemplados (Foto: Marcos Ermínio)
Chefe da divisão da Semed, Adriana Buydendorp, afirmou que foi feito um levantamento nas escolas para se definir os contemplados (Foto: Marcos Ermínio)
Coordenador  do Centro de Reabilitação da Apae, Rodrigo Lucchesi, ressaltou que estes equipamentos irão contribuir bastante (Foto: Marcos Ermínio)
Coordenador do Centro de Reabilitação da Apae, Rodrigo Lucchesi, ressaltou que estes equipamentos irão contribuir bastante (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias