ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeito inaugura sede do centro de atendimento para moradores de rua

Luciana Brazil | 28/08/2012 11:52
Prefeito descera a placa do Creas Pop. (Fotos:Rodrigo Pazinato)
Prefeito descera a placa do Creas Pop. (Fotos:Rodrigo Pazinato)

Com capacidade para atender mais de 70 pessoas por dia, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (28) o prédio do Creas Pop "Claudio Gilberto Botter" (Centro de Referência Especializado em Assistência Social Para População em Situação de Rua).

Sem ter instalação própria, o centro funcionava no mesmo prédio da Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante), e agora terá uma estrutura com salas de atendimento.

O Pop disponibiliza uma equipe multidisciplinar com psicólogos, educadores, advogados, assistentes sociais, entre outros, para atender pessoas que usam a rua como moradia.

O Cetremi é responsável pela triagem, alimentação e pela higienização dessas pessoas. O trabalho é articulado de forma integrada com o Pop, que se responsabiliza pela orientação dos moradores de rua, oferecendo a documentação pessoal, possibilitando a inclusão dessas pessoas em oficinas e projetos.

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social Tania Mara Garib participaram da inauguração.

A secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania Nilva Santos destacou que muitas pessoas já conseguiram se restabelecer após receber o atendimento do Creas Pop. “Tem gente que está recuperando os vínculos familiares e alguns conseguiram deixar as drogas”.

O prefeito frisou que o projeto deve funcionar como apoio para os que precisam dos serviços. “Que esse espaço possa ser o ombro amigo de todos que precisam”.

Exemplos: Um casal de namoradas que já está há um mês abrigado pelo Cetremi diz que a rua chegou por causa da opção sexual e também como consequência das drogas. “Eu quero sair o mais rápido daqui. Aqui é maravilhoso, mas eu quero o meu canto”, disse Luciele Regina, 23 anos.

A namorada concordou e disse que a situação atual começou por falta de aceitação dentro de casa. “Saí de casa porque meus pais não aceitavam eu ser lésbica”, disse Arliene Souza, 26 anos.

Nos siga no Google Notícias