ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeito lança mutirão de atendimento nas áreas de saúde e social

Filipe Prado | 18/04/2015 11:45
São 70 tipos de atendimentos médicos e sociais durante a Ação Municipal (Foto: Alcides Neto)
São 70 tipos de atendimentos médicos e sociais durante a Ação Municipal (Foto: Alcides Neto)

A Prefeitura Municipal lançou neste sábado (18) o projeto Ação Municipal, que vai levar atendimentos e lazer gratuitos para a população de Campo Grande. São 70 tipos de atendimentos, entre consultas odontológicas, ginecologia, testes de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos e emissão de documentos pessoais.

O lançamento do projeto foi na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud, no Bairro Estrela Dalva. A aposentada Ana Beatriz Amarilha, 62 anos, aproveitou a oportunidade para conseguir a 1ª via do documento de identidade da neta. “Isso é muito importante. Tem pessoas que não tem condições de conseguir o RG e não tem acesso aos tratamentos ofertados aqui”, comentou a aposentada que esperava na fila para conseguir a emissão do documento, mas assegurou que iria procurar outros serviços para o atendimento.

Conforme o secretario de Saúde Jamal Salém, um dos organizadores do evento, a equipe médica está pronta para realizar 800 atendimentos e 60 consultas odontológicas, além de apresentar palestras de planejamento familiar, entre outras. “A Ação Municipal tem duas finalidades, que são o atendimento mais rápido e a diminuição das filas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades básicas de saúde”, explicou o secretário.

O prefeito tocou durante o lançamento da campanha (Foto: Alcides Neto)
O prefeito tocou durante o lançamento da campanha (Foto: Alcides Neto)

A aposentada Azeli Conceição dos Santos, 63, precisava com urgência de um atendimento médico, então foi até a ação por conta da facilidade. “Eu vou viajar e preciso comprar remédios, mas minha receita já venceu. Se fosse ao posto, demoraria a ser atendida. Aqui fui atendida rapidamente”, contou.

Os atendimentos serão realizados a cada 15 dias em bairros diferentes, sendo que até dezembro 10 ações foram marcadas, duas em cada região da Capital.

Os atendimentos médicos e de emissão de documentos pessoas foram os mais procurados pelas famílias. A dona de casa Milena Pereira, 38, levou os três filhos para retirar a identidade e ir ao dentista e o marido para uma consulta ao médico, assegurando que este tipo de ação é muito importante para os bairros mais carentes.

“Nós vamos aos postos, mas eles não conseguem atender a todos. Eu marquei três vezes uma consulta para minha filha, mas chegando aqui já consegui o atendimento e ela será encaminhada para um posto de saúde. Facilita muito para nós”, confessou Milena.

Na cerimonia de lançamento, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), apontou que a ação é "a aproximação da prefeitura com o cidadão, levando 70 atendimentos para a população". A orquestra da Guarda Municipal se apresentou durante a abertura, contando com a participação do prefeito, tocando a música "Coração verde e amarelo" em seu trompete.

As ações duram o dia todo, das 8h às 18h, com acesso a serviços, atividades culturais e lazer.

Milena levou os três filho para realizar consultas ao dentista e retirar o documento de identidade (Foto: Alcides Neto)
Milena levou os três filho para realizar consultas ao dentista e retirar o documento de identidade (Foto: Alcides Neto)
Ana Beatriz enfrentou a fila para conseguir a emissão do RG da neta (Foto: Alcides Neto)
Ana Beatriz enfrentou a fila para conseguir a emissão do RG da neta (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias