ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeito promete encerrar mandato com questão do lixo resolvida

Paula Vitorino | 29/05/2012 13:36
Prefeito participou de lançamento de guia pedagógico sobre resíduos sólidos. (Foto: Paula Vitorino)
Prefeito participou de lançamento de guia pedagógico sobre resíduos sólidos. (Foto: Paula Vitorino)

Em declaração na manhã de hoje, o prefeito Nelson Trad Filho afirmou que “é questão de honra resolver a questão do lixo em Campo Grande até o fim do meu mandato”.

Ainda dependendo da resolução de processo licitatório e conclusão de obras, o prefeito estipulou como prazo máximo o mês de dezembro. “Até lá vai estar tudo certo”, garantiu.

A Prefeitura está concluindo a construção de usina de processamento de lixo e de dois novos aterros sanitários – Dom Antônio Barbosa II e Erêguaçu.

Empresa privada, escolhida por licitação pública, será responsável pelos "serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, consistindo em coleta, transporte, destinação, tratamento e disposição final". Além disso, será desativado o lixão do Dom Antônio Barbosa I, onde está a maior parte do lixo da Capital.

O processo licitatório para as empresas interessadas apresentarem proposta está aberto desde o dia 24 deste mês e termina no dia 16 de junho. Então, a Prefeitura deve escolher a melhor proposta e firmar contrato de 25 anos, com previsão de faturamento mensal de R$ 5 milhões.

Trad ainda afirmou que a empresa ganhadora terá de “dar conta do lixo da Capital”. Ele ressalta que a correta destinação do lixo produzido, com o fim dos lixões a céu aberto, será a “redenção para os trabalhadores que sobrevivem de forma desumana catando lixo”. Esses trabalhadores serão empregados nas cooperativas de reciclagem, com prazo estimado de 2 anos para pleno funcionamento.

O prefeito ainda comentou sobre a possibilidade de utilizar o lixo produzido para gerar energia. “Questionaram o porquê de não aproveitarmos para geração de energia. Isso seria ótimo, mas estávamos muito primários nessa questão ainda, não tinha como sair do lixão já gerando energia. Então fizemos primeiro o arroz e feijão bem temperado, que vai nos dar muito orgulho”, frisou.

Nos siga no Google Notícias