ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeito veta projeto que autorizava venda de bebida alcoólica em estádios

Justificativa é que liberação é questionada no STF

Mayara Bueno | 13/04/2016 09:54
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), vetou o projeto de liberação de vendas de bebidas alcoólicas nos estádios da cidade. A proposta havia sido aprovada pelos vereadores em março e agora a proibição do prefeito seguirá para a Câmara, que pode decidir derrubar ou manter o veto.

Segundo a justificativa de Bernal, publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta quarta-feira (13), embora a liberação ocorra em várias cidades do País, a autorização vem sendo questionada no STF (Supremo Tribunal Federal) pela Procuradoria-Geral da República. Isto porque a liberação poderia ser inconstitucional.

Cita também que a Constituição Federal deu competência à União, aos Estados e ao Distrito Federal para legislarem sobre os temas de consumo e desporto. No âmbito nacional, há edição do Estatuto do Torcedor que garante ao consumidor-torcedor o direito à segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos.

A legislação impõe como condição de acesso e permanência do torcedor não portar bebida ou substância que possam gerar ou possibilitar a prática de atos de violência, traz um trecho do veto.

A liberação da venda de cervejas nos estádios de Campo Grande era uma reivindicação antiga dos torcedores. Em Mato Grosso do Sul, os municípios de Rio Brilhante e Costa Rica já liberaram a venda esse ano.

Ainda segundo a justificativa, a Prefeitura cita que antes da proibição da bebida alcoólica, o que se observava “eram notícias diárias de episódios de violência envolvendo torcedores, decorrentes da ingestão de álcool aliado à paixão e à rivalidade das torcidas”.

Mais um – O prefeito também vetou o projeto que proibiria a prática de assédio a pessoas que para induzir a contratação de empréstimos financeiros, aquisição de cartão de crédito ou vendas. A justificativa é que o assunto de propaganda comercial é de competência exclusiva da União.

Nos siga no Google Notícias