ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura abre licitação para alterar sistema de avaliação do IPTU

Paula Vitorino | 20/11/2012 10:38

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratação de empresa especializada em remodelar a avaliação da planta urbana, que serve de base para a definição do reajuste anual do IPTU.

De acordo com o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, o objetivo é melhorar a metodologia de avaliação dos valores dos terrenos da Capital.

A empresa será responsável por fazer a primeira análise que integra a planilha de reajuste, que é a dos terrenos. Há pelo menos 8 anos a responsável por enviar os relatórios mensalmente é a CVI (Câmara de Valores Imobiliários), mas o contrato termina este ano.

O secretário explica que a cidade está dividida em 3 mil setores de cálculo, o que deve ser alterado com o novo contrato.

“Queremos que a avaliação seja mais apurada, diminuindo o tamanho dos perímetros de cada setor”, explica.

Uma das possibilidades é que o levantamento seja feita quadra a quadra da planta da Capital.

Com isso, uma das maiores reclamações do campo-grandense, o preço do IPTU, pode se tornar mais justo e próximo da realidade. “Queremos que sejam valores de mercado mais coerentes e próximos da realidade, apurando a avaliação”, afirma.

O secretário, no entanto, afirma que a metodologia hoje empregada também é capaz de traduzir em valores reais o índice do imposto.

“Mas é uma técnica e que precisa ir melhorando”, justifica.

Há cerca de um mês da troca de mandato da Prefeitura, a empresa vencedora da licitação só deve iniciar os trabalhos no próximo ano, já que o reajuste para o IPTU 2013 já foi encaminhado. O projeto da Prefeitura é de 5,31% de reajuste e aguarda votação da Câmara.

As empresas interessadas em participar da licitação tem até o dia 30 de novembro para apresentar as propostas. A Semadur não informou o prazo e valor previsto de contrato. A licitação é do tipo concorrência pelo menor preço.

Nos siga no Google Notícias