ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura admite falhas e coloca viatura para atender flagrantes

Alberto Dias | 23/03/2016 13:43
Tempo entre o registro das câmeras e chegada da guarda demora até 30 minutos (Foto: Lauro Burke)
Tempo entre o registro das câmeras e chegada da guarda demora até 30 minutos (Foto: Lauro Burke)

Falhas no sistema de videomonitoramento na região central de Campo Grande resultam num tempo de espera de até 30 minutos entre o registro do flagrante e a chegada de agentes da guarda municipal. Das 22 câmeras instaladas há quase um ano, duas não funcionavam e outras estavam mal posicionadas, segundo confirmou o prefeito, Alcides Bernal (PP), na manhã desta quarta-feira (23), durante a entrega de uma viatura que vai atender exclusivamente as ocorrências filmadas pela central de monitoramento, 24 horas por dia.

Durante o evento, Bernal anunciou que a Prefeitura deve ampliar o número de câmeras, sem citar, porém, prazos ou detalhes. Já o secretário municipal de Segurança Pública, Luidson Noleto, admitiu a dificuldade de chegar em “tempo real” aos locais e prometeu uma resposta “rápida e enérgica” da Guarda Municipal para coibir as infrações.

"Há uma grande reclamação da população sobre o tempo que leva para os policiais chegarem ao local do crime”, disse em seu discurso, ao explicar que, a partir de agora, os guardas se deslocarão mais rápido.

Câmeras insuficientes - A quantidade de pontos monitorados mostra-se insuficiente, por exemplo, se comparado ao total de 35 câmeras instaladas em Três Lagoas, a 330 quilômetros da Capital. No terceiro maior município do Estado, com cerca de 111 mil habitantes, o videomonitoramento reduziu, nos primeiros meses de operação, o índice de roubos em 65%, além da queda de 37% do número de furtos no centro da cidade.

Ao Campo Grande News, o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos César Hobel Escanaichi, informou que na Capital a redução foi de 35%. “Esperamos um aumento desse percentual, a partir de uma resposta imediata às ocorrências, por meio da viatura entregue hoje”, disse. Em contrapartida, dados divulgados pela Prefeitura apontam 231 ocorrências registradas pelas câmeras em oito meses de funcionamento - menos de um crime registrado por dia, número incompatível ao total de ocorrências registradas pelas polícias Militar e Civil no período.

Convênio com a Polícia Federal - Além da viatura entregue, foram destacados seis guardas municipais, divididos em três equipes, para cobrir a região monitorada. Durante o lançamento do projeto batizado de “Videomonitoramento Dedicado”, o prefeito assinou, ainda, um termo de cooperação com a Superintendência da Polícia Federal, que doou 50 computadores e quatro viaturas para auxiliar no combate ao crime na Capital. “Nossos guardas estarão com novos equipamentos por meio dessa parceria e isso resulta em segurança para a população”, finalizou Bernal.

Bernal entrega nova viatura para atender exclusivamente aos flagrantes das câmeras (Foto: Lauro Burke)
Bernal entrega nova viatura para atender exclusivamente aos flagrantes das câmeras (Foto: Lauro Burke)
Nos siga no Google Notícias