ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura ainda não acertou repasse atrasado com a Santa Casa

Ricardo Campos Jr. | 31/10/2016 17:06
Atraso prejudica maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Fernando Antunes)
Atraso prejudica maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Fernando Antunes)

A Santa Casa de Campo Grande ainda não havia recebido, até as 16h30 desta segunda-feira (31), o repasse de R$ 3,25 milhões da prefeitura que está atrasado há duas semanas, conforme a assessoria de imprensa da unidade. O dinheiro é necessário para manter o funcionamento dos serviços prestados pelo SUS à população.

O presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Esacheu Nascimento, havia dito ao Campo Grande News que sem a verba, havia risco de acabar determinados produtos, o que levou à suspensão das cirurgias eletivas, aquelas agendadas previamente. O hospital faz em média 50 procedimentos desse tipo por dia.

Conforme o dirigente, o atraso no repasse tem ocorrido nos últimos três meses, o que deixa a instituição em situação vulnerável, principalmente com relação aos fornecedores de medicamentos, além de atrapalhar o pagamento de médicos.

Nascimento chegou a dizer que se o município continuasse atrasando, a Santa Casa poderia restringir os atendimento no Pronto Socorro. Conforme a assessoria de imprensa, ainda não foi tomada nenhuma decisão nesse sentido e a unidade continua aguardando posicionamento do município.

Para se ter ideia da dimensão dos atendimentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa, a cada dia são realizadas média de 50 cirurgias eletivas. Os chamados procedimentos gerais, incluindo ambulatórios e PS, variam entre 18 mil a 19 mil por mês.

Somente no pronto-socorro são pelo menos 6 mil atendimentos mensalmente, conforme informou a assessoria de imprensa do hospital.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria da prefeitura, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Nos siga no Google Notícias