ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura diz que já sabia do risco de dengue tipo 4 e intensificou combate

Wendell Reis e Paula Vitorino | 12/03/2012 11:56
Prefeito diz que intensificou ações e propagandas para combate a dengue(Foto: Paula Vitorino)
Prefeito diz que intensificou ações e propagandas para combate a dengue(Foto: Paula Vitorino)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), declarou na manhã desta segunda-feira (12) que a prefeitura já sabia do risco de dengue tipo 4, visto que já tinha detectado alguns casos suspeitos. Desta maneira, o prefeito garante que já tomou providências.

“Nós estamos com a nossa reação já efetivamente colocada nos bairros, para poder resolver este problema. Intensificamos as ações, com conscientização da população, propagandas e a estrutura do exército atuando”.

O secretário de Saúde do Município, Leandro Mazina, afirma que a prefeitura mantém o trabalho de sempre, tendo em vista que o combate serve para todos os tipos de dengue. “Tanto dengue 1, como 2, 3 e 4 pega do mesmo jeito, por causa do mosquito que vai lá e pica a pessoa. Então, o que temos que fazer é combater o mosquito. Isso depende tanto do poder público quanto da sociedade, que tem que ficar atenta aos locais que são criadouros de mosquito”.

Mazina ressaltou que as notificações de janeiro, fevereiro e março de 2012 foram menores do que nos anos anteriores. Porém, a prefeitura segue em alerta por conta das epidemias de anos anteriores. O período de alerta vai até o final de abril. O secretário garante que a dengue tipo 4 não é a mais grave e os pacientes diagnosticado já estão bem.

A dengue tipo 4 não é uma forma mais agressiva do que os vírus do sorotipo 1, 2 ou 3, apresentando os mesmos sintomas. O agravante é o fato de ser um novo sorotipo, ainda não constatado no País, o que aumenta a possibilidade de ocorrência de uma epidemia.

A Secretaria de Saúde do Estado investiga se a morte do jovem Elder Chaparo foi provocada por algum tipo de dengue. Morador em Porto Murtinho, ele morreu em 28 de fevereiro em Campo Grande. Também é investigado se a causa do óbito foi a gripe A, causada pelo vírus H1N1.

Nos siga no Google Notícias