ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura entra com recurso na justiça para não fiscalizar acessibilidade

Jorge Almoas | 25/01/2011 17:28

Lei está em vigor há 10 anos e MP diz que acessibilidade é negligenciada

A Prefeitura de Campo Grande entrou com recurso na justiça para evitar o cumprimento de uma lei municipal, sobre a acessibilidade nas ruas e edifícios abertos ao público. Uma decisão anterior obriga a administração municipal a realizar, ao menos, uma fiscalização por dia.

Em Ação Civil Pública, o MPE/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) solicita para que a justiça obrigue o município a cumprir a Lei Municipal 3.670/99, sobre a acessibilidade de ruas e prédios.

“Recorrer para adiar a implantação dos mecanismos de cumprimento de uma lei que já está em vigor há uma década é condenável, sendo um descaso para com as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, comentou a promotora de justiça Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah.

Pela decisão tomada a partir do pedido da Ação Civil Pública, o município fica obrigado a realizar vistoria das ruas, calçadas, edifícios, mobiliários e espaços urbanos de uso público ou abertos ao público. Caso não fiscalize, o valor da multa diária é de 2 mil Uferms, que totalizam, atualmente, R$ 30.700,00.

O Ministério Público ainda considera que, mesmo com a legislação em vigor há mais de 10 anos, a acessibilidade continua negligenciada pelos setores responsáveis.

Cristiane Rizkallah, de acordo com nota da assessoria de imprensa do MPE, acredita que o Tribunal de Justiça terá sensibilidade no julgamento do recurso, e manterá a decisão inicial, obrigando o retorno das fiscalizações.

Na semana passada, o Campo Grande News acompanhou a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) durante fiscalização de calçadas de esquinas no quadrilátero da área central da Capital.

No ano passado, a prefeitura notificou 19.367 proprietários. Desse total, 17.594 notificações eram referentes a calçadas e muros fora de padrão. Cerca de 10 mil donos de imóveis foram autuados por falta de conservação do passeio e 7.397 por ausência da calçada. A média de autuações chegou a 1.460 por mês.

Nos siga no Google Notícias