A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

25/11/2016 12:04

Prefeitura ‘entrega’ Cidade do Natal a vândalos e leva festa para praça

Em ruínas, estrutura dos altos da Afonso Pena será iluminada, mas não reformada

Anahi Zurutuza e Guilherme Henri
Casa do Papai Noel está caindo aos pedaços; assoalho e telhado estão danificados (Fotos: Marina Pacheco)Casa do Papai Noel está caindo aos pedaços; assoalho e telhado estão danificados (Fotos: Marina Pacheco)
Assoalho destruído...Assoalho destruído...
Chalés foram arrombados...Chalés foram arrombados...
E estão servindo de abrigo para moradores de rua e usuários de drogasE estão servindo de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas

Pela primeira vez desde 2009, a programação de fim de ano da Prefeitura de Campo Grande não será na Cidade do Natal. A administração municipal está planejando decoração e eventos para a praça Ary Coelho. A estrutura dos altos da avenida Afonso Pena foi desprezada, deve receber apenas iluminação, mas continuará entregue aos vândalos e usuários de drogas.

Veja Mais
Prefeitura ainda não sabe se terá festa de Natal em 'cidade fantasma'
Vandalismo, lixo e abandono na Cidade do Natal, na Afonso Pena

O cenário no local é de abandono. Chalés estão em ruínas e são usados como “banheiro” por andarilhos e usuários de drogas. O mau cheiro é insuportável por conta da urina e fezes no interior dos abrigos de madeira que de tempos em tempos eram usados para abrigar comerciantes e lancheiros, quando o espaço era ocupado no fim de ano e em outros eventos.

A sujeira também incomoda quem frequenta a avenida Afonso Pena e o Parque das Nações Indígenas. Janelas foram quebradas e portas arrombadas. Basta uma olhada no interior dos chalés para perceber que o local tem sido frequentado por vândalos ou servido de abrigo para moradores de rua.

“É um espaço mal aproveitado, está só causando prejuízo. É uma pena”, afirma o personal trainer Rodrigo Mendes, que frequenta a Afonso Pena diariamente. Ele lamenta o fato de não haver programação de Natal no vilarejo cenográfico. “Todo mundo perde, porque é uma coisa que movimenta a cidade”.

Entre os dias 5 e 8 deste mês, o local foi usado para a realização da 3ª Festa das Nações Maçônicas. Os organizadores fizeram a manutenção nos chalés e usaram como lanchonetes. Mas, tudo foi “detonado” novamente.

Festa no Centro – A pedido ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), para movimentar o comércio no centro de Campo Grande antes do Natal, a prefeitura está elaborando programação festiva para a praça Ary Coelho, que assim como as ruas do entorno, será decorada.

O presidente da entidade, João Carlos Polidoro, afirma que a solicitação foi feita há duas semanas. Na manhã de hoje (25), durante sorteio do “IPTU dá Prêmios”, o prefeito Alcides Bernal (PP) confirmou que os eventos do fim de ano serão concentrados na praça. “A Cidade do Natal será iluminada”.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ficaria muito caro fazer nova reforma na estrutura da Afonso Pena.

Rua 14 de Julho; prefeitura estuda transformar ruas do Centro em calçadões temporários (Foto: Renata Volpe)Rua 14 de Julho; prefeitura estuda transformar ruas do Centro em calçadões temporários (Foto: Renata Volpe)

Calçadões – A ACICG também pediu que todo o Centro seja decorado para inspirar os frequentadores a entrarem no espírito natalino e estimular as compras. “Estamos procurando patrocínios, vamos fazer um trabalho em conjunto”.

Segundo Polidoro, a prefeitura estuda também o fechamento de ruas principais nos fins de semana e no período noturno para que sejam criados calçadões temporários que darão mais conforto aos clientes das lojas da região central.




Gostaria de sugerir que essas casinhas sejam doadas ao Centro Comunitário de alguns bairros, como por exemplo: Centro Comunitário Vila Moreninha ou às Escolas Municipais para as crianças brincarem. Talvez isso resolveria o problema do abandono e de ocupação por pessoas de rua, como também evitar que os visitantes vissem tamanho desperdício de dinheiro público.
 
solange aparecida gaite carvalho em 25/11/2016 12:52:59
Gostaria de sugerir desmanchar essa estrutura na Afonso Pena e doar cada casinha dessas às Associações de Moradores de alguns bairros. Ou levar para as Escolas para as crianças brincarem, resolveria o problema de vandalismo e também um local feio deixando os visitantes da cidade livre de ver tamanho desperdício de dinheiro público.
 
solange aparecida gaite carvalho em 25/11/2016 12:49:18
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions