ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Prefeitura estuda decretar situação de emergência por causa da dengue

UBS em três bairros vão atender em plantão no fim de semana. Ação faz parte do mutirão da saúde

Paula Vitorino e Luciana Brazil | 04/01/2013 10:29
Prefeito avalia como alarmante situação da dengue na Capital. (Foto: Luciano Muta)
Prefeito avalia como alarmante situação da dengue na Capital. (Foto: Luciano Muta)

A Secretaria Municipal de Saúde avalia a decretação de estado de emergência em Campo Grande por conta dos casos de dengue. “É uma possibilidade que existe, mas só será confirmada ou descartada após o levantamento técnico feito por equipe ser concluído”, explica o secretário Ivandro Corrêa Fonseca.

O ultimo boletim epidemiológico do município aponta 994 casos confirmados de dengue em 2012, e 7.752 casos notificados. Três mortes foram confirmadas. O número de casos é quase o dobro do registrado em 2011, de 506 confirmados.

O secretário avalia que a situação é grave, merece atenção, e pode ser considerada como quadro de epidemia. “Estamos enfrentando uma situação de epidemia devido a falta de ações adequadas no ano anterior”, diz.

O prefeito Alcides Bernal (PP) avaliou nesta manhã como “alarmante” os índices de dengue no município.

A Prefeitura decretou o “Mutirão Saúde em Ação” para realizar ações emergenciais a partir de amanhã com o objetivo de reduzir o índice de infestação do mosquito da dengue.

De acordo com a Secretária de Saúde, os três bairros com maior número de mosquito – Coronel Antonino, Tirantes e Coophavila – serão os primeiros a receber o mutirão, já neste dim de semana.

Plantão nas UBS - As Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar em plantão para atender a população, das 7h às 18h. Além disso, equipes de agentes comunitários irão percorrer as residências para fazer vistoria de criadouros do mosquito e orientar sobre prevenção.

Equipes da Seintrha (Secretaria de Infraestrura, Transporte e Habitação) irão atuar na limpeza de entulhos das vias.

O decreto que institui o mutirão tem validade de 90, podendo ser prorrogado. O secretário de Saúde informou que o cronograma de atividades para as próximas semanas será divulgado, mas adiantou que as ações de limpeza e vistoria nos bairros continua durante a semana.

Nos siga no Google Notícias