ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura diz que programa de acessibilidade está sendo executado de forma contundente

Paulo Fernandes | 23/05/2011 23:33
Calçada irregular no Parque dos Poderes.
Calçada irregular no Parque dos Poderes.

Em resposta à iniciativa do blog Acessibilidade na Prática e a matéria do Campo Grande News sobre o assunto, a Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura disse por meio de nota oficial que o Programa de Acessibilidade Arquitetônica “vem sendo executado de forma contundente desde setembro de 2010”.

De acordo com a Prefeitura, o programa é desempenhado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) de acordo com as Leis Federais 10.098/2000 e 10.048/2000, Decreto Lei Federal 5.296/2004, Lei Municipal 3.670/99, Decreto Municipal 11.090/2010 e NBR 9050 da ABNT.

A Prefeitura informou que de janeiro a 5 de maio foram registradas mais de 3.000 notificações por falta de acessibilidade, mas ninguém foi multado.

O Poder Executivo justifica que por conta das dimensões da cidade, a fiscalização à respeito da acessibilidade está sendo feita de forma gradual, começando pela região central. “Vale destacar, porém, que neste momento, imóveis residenciais e comerciais das outras regiões também serão notificados, caso sejam novas as edificações ou apresentem má conservação da calçada”, diz a nota.

Com relação à adequação dos prédios públicos, a Prefeitura diz que a verba para adaptação precisa estar prevista no orçamento anual e que não houve tempo hábil para que as necessárias alterações fossem discutidas, orçadas e incluídas no Orçamento de 2011.

“Neste contexto, destacamos que tais reformas - que necessitam de processos de abertura de licitações, dentro outros - deverão ser incluídos no Orçamento de 2012”, afirma o documento.

Nos siga no Google Notícias