ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura garante que aproveitará estiagem para limpar cemitérios

Ricardo Campos Jr. | 18/01/2016 17:49
Situação dos cemitérios até o fim de semana era de abandono (Foto: Fernando Antunes)
Situação dos cemitérios até o fim de semana era de abandono (Foto: Fernando Antunes)
Água em vaso de flor é possível criadouro para o mosquito da dengue (Foto: Fernando Antunes)
Água em vaso de flor é possível criadouro para o mosquito da dengue (Foto: Fernando Antunes)

A Prefeitura de Campo Grande está aproveitando a trégua nas chuvas para limpar os cemitérios públicos da cidade. Nesta segunda-feira (18), conforme a assessoria de imprensa do município, as equipes realizaram o serviço no Santo Amaro e devem fazer o mesmo no Santo Antônio e São Sebastião se a estiagem continuar.

O Campo Grande News constatou, neste domingo (17), que os espaços públicos estavam cheios de vegetação entre os túmulos e com bastante lixo acumulado, com potenciais criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A situação está desta forma porque desde o início de dezembro a empresa terceirizada contratada (a Taira Prestadora de Serviços), desistiu do contrato depois de seis meses sem receber, acumulando um crédito de R$ 1.162 mil. O contrato, firmado em julho do ano passado, com vigência até o último dia 3, previa pagamentos mensais de R$ 193.800,00 mil pelo serviço.

Conforme depoimento dos próprios funcionários que atuam na parte administrativa das necrópoles, há muito tempo o serviço de capina e limpeza não é feito.

No início de dezembro passado a 29ª Promotoria de Justiça recomendou a prefeitura que promovesse licitação e não renovação o contrato com a Taira Prestadora de Serviço que venceria no mês seguinte.

No entendimento do órgão, o caráter emergencial apresentado pelo Executivo como justificativa para burlar o pregão não pode ser aceito. É inadmissível, segundo o MPE, que o gestor não tome nenhuma medida sabendo que determinada situação possa ocorrer e tornar necessário um contrato temporário.

Nos siga no Google Notícias