ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura lança plano amanhã para conter dengue no período de chuva

Flávio Paes | 04/11/2015 23:59
Trabalho dos agentes de saúde será reforçado para eliminar focos do mosquito (Foto:Arquivo)
Trabalho dos agentes de saúde será reforçado para eliminar focos do mosquito (Foto:Arquivo)

Embora o último LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti )tenha revelado um nível de infestação abaixo de 1% (0,7%), reflexo provavelmente do período de poucas chuvas, a  Prefeitura de Campo Grande lança nesta quinta-feira o plano de combate a dengue, que terá o reforço de alguns veículos obtidos junto ao Ministério da Saúde. Num evento programado para às 8 horas serão apresentadas ações preventivas de combate a dengue e a assinatura do plano de contingência da dengue, chikungunya e Zika, da capital.

Com as chuva dos últimos dias o coordenador de Endemias Vetoriais do Centro de Controle de Zoonose, Alcides Ferreira, vê risco de aumentarem os focos do mosquito, daí a importância de implantar uma estratégia de alerta e combate aos focos já a partir das primeiras chuvas fortes.

A maior incidência de focos identificada no LIRA continua sendo residências – que aumentou de 77,8% para 86,2%, entre um levantamento e outro . “Os índices encontrados em domicílios mostram o quanto é relevante a participação da população nesse trabalho de conscientização e combate ao mosquito”, salienta. O LIRA evidenciou ainda 6,0% de índice de infestação no comércio, 4,3% em terreno baldio e 3,4% em outras áreas.

Segundo o levantamento, realizado de 26 a 30 de outubro, os bairros Noroeste e Veraneio são os que mais registraram focos e entraram em situação de alerta, com 2,3 % de IIP (Ìndice de Infestação Predial). Em seguida estão os bairros Guanandi, Taquarussu e Jacy com 2,0%, e com um índice de 1,6% a região do Jardim Paulista, Vila Carlota, Dr Albuquerque e TV Morena, seguido dos bairros Tiradentes e São Lourenço, com 1,5%. No total, são 21 bairros em alerta para a ocorrência de dengue. O índice classificado pelo Ministério da Saúde como aceitável é de 1% para baixo.

Esses dados revelam que, mesmo sem fortes chuvas no período analisado, os índices mostram a importância da destruição de focos que podem contribuir com a proliferação da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nos siga no Google Notícias