ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura lança pré-matrícula e inaugura central para inscrições

Paula Maciulevicius e Mariana Lopes | 16/10/2012 11:12
Prefeito lançou hoje central que vai funcionar na Secretaria Municipal de Educação, com 10 funcionários para atendimento. (Foto: Minamar Júnior)
Prefeito lançou hoje central que vai funcionar na Secretaria Municipal de Educação, com 10 funcionários para atendimento. (Foto: Minamar Júnior)

A Prefeitura de Campo Grande inaugurou na manhã desta terça-feira a Central de Matrículas para as escolas municipais. O espaço vai facilitar as pré-matrículas dos alunos, que já começam hoje.

Pais e estudantes precisam ficar atentos aos prazos. A chefe da Divisão de Matrículas, Adriana Cedrão explica que a prioridade das vagas são para os alunos que já fazem parte da Reme (Rede Municipal de Educação) e que a pré-matrícula, importante para atualização dos dados cadastrais e o planejamento de vagas e turmas, só é validada depois da efetivação, feita pelos próprios pais, direto na escola.

“Os pais que não efetivarem a matrícula na escola invalida a pré-matrícula”, diz. Os pais têm três opções de escolas para preencher no ato da pré-matrícula, no entanto cabe a central escolher de acordo com a disponibilidade de vagas.

Desde 2006, a pré-matrícula é feita online. Os pais tem a opção de fazer o processo pelo site www.capital.ms.gov.br, onde vão encontrar um link para acessar a pré-matrícula; na Central de Atendimento ao Cidadão, nos finais de semana nas escolas que integram o projeto “Escola Viva” e na Central de Matrícula, inaugurada hoje, onde funciona a Semed (Secretaria Municipal de Educação). Ainda é disponibilizado também o telefone 0800-615-1515.

A inauguração da Central foi feita pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB). Trad enfatizou que nenhum aluno vai ficar sem vagas e que todos serão colocados em alguma escola e que a Central dá maior facilidade na hora de fazer a matrícula.

“Com a central implantada acabou a história dos pais ficarem na fila desde a madrugada. Os que não tiverem acesso à internet, os laboratórios de informática das escolas vão estar de portas abertas”, ressaltou Trad. Com a Central funcionando na Semed, os pais vão poder conta com 30 atendentes por telefone e 10 funcionários no local.

Já em tom de despedida, o prefeito falou que a qualidade de ensino da Rede Municipal de Educação é perceptível. “Tanto pela nossa pontuação no Ideb, como no avanço em número de alunos e diminuição na evasão dentro das escolas”.

Em seu discurso, Nelsinho agradeceu e elogiou o trabalho da Central de Matrículas dizendo
“nosso mandato está acabando, mas deixamos o legado de uma educação com qualidade para vocês seguirem em frente. Cumprimos nossa missão planejando 2013, mesmo sem saber quem vai vir”. Trad ainda aproveitou para ressaltar que “mesmo com gente falando que não temos planejamento, tudo o que deixamos mostra que estas são críticas evasivas”.

As matrículas da Rede Municipal de Ensino são exclusivamente para Ceinfs (Centros de Educação Infantil), ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As escolas da zona rural seguem calendário próprio.

Prazos – Para os alunos da Reme o prazo vai do dia 16 de outubro até o dia 31 de outubro, sendo que para realizar a efetivação da matrícula os responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola no período de 10 a 14 de dezembro.

Para os novos alunos, o primeiro período de matrícula será de 13 de novembro a 16 de dezembro, com efetivação de 07 a 11 de janeiro. O segundo período, oportunidade para os pais que querem mudar o filho de escola, vai de 07 a 13 de janeiro de 2013, com efetivação de 21 a 24 de janeiro.

Para os Ceinf’s, de 5 de novembro a 3 de dezembro será aberta a matrícula para alunos da Reme. A matrícula para alunos novos será feita no dia 4 de fevereiro, de acordo com a disponibilidade de vagas. Hoje, a Reme conta com aproximadamente 83 mil alunos matriculados em 94 escolas municipais.

Nos siga no Google Notícias