ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura pressionará empresa para que ônibus cheguem até assentamentos

Em visita ao Distrito de Rochedinho, Marquinhos Trad promete irá até a Viação São Francisco exigir ampliação da linha de ônibus

Alberto Dias | 18/02/2017 19:10
Mais de 100 moradores pedem ajuda em reunião com gestores municipais. (Fotos: Aurélio Miranda Filho)
Mais de 100 moradores pedem ajuda em reunião com gestores municipais. (Fotos: Aurélio Miranda Filho)

Pelo menos 200 trabalhadores do distrito de Rochedinho precisam andar três quilômetros ou mais para usar o transporte coletivo da Capital. O cansaço nas pernas que já dura anos motiva um pedido urgente: que a linha de ônibus operada pela Viação São Francisco seja estendida para atender quem vive nos assentamentos Vale do Sol, Rincão e Beleza Pura.

Para os assentados que moram ali, longe da cidade e dependem do transporte público, o ponto de ônibus mais próximo fica na BR-010, o que significa longas caminhadas - que podem chegar a 15 quilômetros para embarcar em um coletivo. "Nunca teve essa linha e percebemos que é um dos maiores anseios destes assentamentos", aponta Silvio Alexandre Ferreira, subprefeito do distrito, localizado a cerca de 20 quilômetros do Centro da Capital.

Tal reivindicação mobiliza moradores, que pediram um posicionamento da prefeitura em relação ao antigo problema. Da parte do Executivo Municipal, o primeiro passo foi ouvi-los. Uma reunião mobilizou 150 pessoas que lotaram o ginásio da escola municipal Barão do Rio Branco, na noite de sexta-feira (17). Na ocasião, a resposta do Município foi data pelo próprio prefeito, Marquinhos Trad (PSC), que prometeu interceder junto à empresa responsável pelo transporte na região.

Prefeito foi ao local ouvir moradores na noite de sexta-feira (18).
Prefeito foi ao local ouvir moradores na noite de sexta-feira (18).

"Vou pessoalmente à Viação São Francisco pedir a ampliação da linha de ônibus", anunciou Trad, arrancando lágrimas de alguns assentados que alegavam "esquecimento e abandono por parte do poder público". A visita à Viação será acompanhada do vereador Ademir Santana (PDT) que participou do encontro, representando o Legislativo e ouvindo as reivindicações dos presidentes dos assentamentos. Entre os pedidos, estava ainda a recuperação de pontes e estradas vicinais.

Neste caso, o prefeito explicou que deve buscar recursos junto ao Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul). Enquanto isso, produtores da região veem prejudicado o escoamento da soja produzida ali e que promete boa safra. "Não vou mentir. Acabamos de assumir e peço um pouco de paciência, pois não conseguimos fazer tudo de uma vez", ponderou Trad.

Durante a reunião, também ficou decidido que será formada uma comissão interna, com quatro ou cinco moradores da região, para manter contato direto com a subprefeitura de modo a melhorar a gestão do local, que compreende ainda o distrito de Aguão, perto dali, a cerca de 35 km de Campo Grande. Compreensivos, moradores já relatam melhorias como a recuperação de duas pontes e o restabelecimento da internet no posto de saúde e na escola, que estavam sem sinal há mais de seis meses.

Conforme o último censo, no distrito de Rochedinho vivem mais de 1,1 mil pessoas.

Nos siga no Google Notícias