ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prefeitura promete cerco a ambulantes para evitar junk-food nas escolas

Fabiano Arruda | 07/02/2012 13:50
Trad destacou importância da busca pela vida saudável. (Foto: Fabiano Arruda)
Trad destacou importância da busca pela vida saudável. (Foto: Fabiano Arruda)

Durante evento sobre o projeto “Cantina Saudável”, a ser implementado nas escolas de Campo Grande neste ano, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) avisou que os vendedores ambulantes serão fiscalizados para não comercializarem em frente aos estabelecimentos de ensino os produtos que as cantinas estarão proibidas de vender. Ou seja, a ideia é afastar das escolas, até mesmo das redondezas, a popular "porcaria" alimentar ou ainda junk-food, termo em inglês que significa comida lixo, na tradução literal.

“Quanto aos comércios que ficam na região aí não podemos fazer nada”, complementou Nelsinho.

Aprovado em lei na Câmara Municipal no ano passado e sancionado pelo prefeito, o “Cantina Saudável” mudou as diretrizes para a venda de produtos para os alunos, proibindo as “guloseimas”.

Um dos primeiros passos da Semed (Secretaria Municipal de Educação) foi oferecer curso, com carga horária de 20 horas, de capacitação para cantineiros, que foram orientados para comprar e manusear os alimentos permitidos. Um segundo curso ainda será ministrado.

Por enquanto, equipes da secretaria vão acompanhar os profissionais nas escolas com trabalhos de orientação e sem punições. O cumprimento das regras deve começar a valer a partir do meio do ano.

Segundo a nutricionista da Semed, Lidiane Resende, a principal orientação aos profissionais é se atentar ao rótulo. Os produtos, inclusive industrializados, que não apresentarem acima de 10% de gordura saturada, além de gordura vegetal saturada, podem ser comercializados.

“Não é só fruta”, comentou a nutricionista ao ilustrar que a comercialização dos produtos poderá ser diversificada. “Em longo prazo certamente teremos menos casos de obesidade e doenças como o diabetes”, acrescentou.

Do outro lado, a orientação aos cantineiros é recorrer a Semed em casos de dúvidas. Ramão Ferreira, de 49 anos, foi um dos alunos do curso sobre o projeto. Ele trabalha na cantina da escola Eduardo Olimpo Machado, no bairro Jardim Oliveira.

Prefeito participa de evento, na Semed, sobre projeto "Cantina Saudável" nesta terça-feira.
Prefeito participa de evento, na Semed, sobre projeto "Cantina Saudável" nesta terça-feira.

Ele disse que, a princípio, seus principais produtos serão sucos e salgados assados. Embora acredite ser possível seguir à risca o projeto, Ramão admitiu ter ficado com dúvidas.

É o caso também de Edilene Melo, 45 anos, outra aluna do curso. Ela pedia orientações à nutricionista sobre um suco em caixinha. Dizia não saber se ele poderia ser comercializado ou não.

“Todo suco artificial contém corante e aromatizante e não podem ser vendidos”, explicou Lidiane Resende a Edilene.

“Por enquanto vou oferecer sucos feitos a polpa, pois são muitas dúvidas. Vou começar devagar até eu passar a ter certeza”, comentou Melo.

Regulamentação - Em discurso no auditório da Semed, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB), pregou que a regulamentação do “Cantina Saudável” seja feita de forma amena e tranqüila. “Não vamos prejudicar as crianças e nem os que pagam impostos e empregam pessoas”, disse.

Na mesma linha, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) declarou “que ninguém quer tirar o pão de ninguém”. “Toda mudança gera transtorno, mas temos que mudar para melhor. Não adianta fugir da realidade”, pontuou, ressaltando que a busca pela vida saudável.

O chefe do Executivo Municipal ainda avisou que, durante as entregas de uniformes escolares neste ano, vai cobrar a execução do projeto e sugeriu que os cantineiros busquem produtos no ônibus da Prefeitura que comercializa orgânicos.

Nos siga no Google Notícias