ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura promove atividades de alerta ao diabetes no Belmar Fidalgo

Bruno Chaves | 10/11/2013 13:40

A Prefeitura de Campo Grande promove, amanha (11), atividades educativas e de esporte na Praça Esportiva Belmar Fidalgo para chamar a atenção da população em relação ao diabetes. O Dia Mundial de Diabetes é lembrado em 14 de novembro.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o evento ocorre das 7h30min às 10 horas. A promoção do evento é da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

Serão realizadas atividades de orientação por um enfermeiro e endocrinologista a respeito da doença (sintomas e agravos); orientação por um nutricionista sobre adoção de hábitos alimentares saudáveis; orientação por um profissional de Educação Física sobre atividade física, essencial para a prevenção e tratamento da doença; aulas de atividade física voltadas para a prevenção do diabetes.

Durante todo o mês de novembro serão realizadas atividades nas unidades de saúde. A intenção é divulgar à população a importância da prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

Dados – De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil aproximadamente 7,4% da população a partir dos 18 anos têm diabetes e em Campo Grande este número chega a 6,5%, sendo de 5% entre homens e de 7,9% entre mulheres.

Atualmente, o município tem mais de 26 mil pacientes diabéticos cadastrados nas unidades básicas de saúde, dentre os quais cerca de 65,6% são também hipertensos.

De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.

Nos siga no Google Notícias