ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura quer que telefônicas ampliem sinal de internet em Anhanduí

Nyelder Rodrigues | 20/02/2017 23:55

A prefeitura de Campo Grande anunciou nesta segunda-feira (20) que vai pedir às empresas de telefonia para ampliar o sinal de fibra ótica no distrito de Anhanduí para atender a população e prédios públicos. Quem coordena a solicitação é a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação).

Para isso, os atuais contratos serão estudados. Caso preciso, serão inclusas alterações alterações no próximo edital. A intenção da prefeitura é que seja garantido qualidade da rede de tecnologia a todos os servidores e população.

Servidores da Agetec têm visitado todos os órgãos municipais para colher dados referentes a essa área. Em visita técnica às escolas locais e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito de Anhanduí, a equipe da agência constatou a situação precária em que o local se encontra na área tecnológica.

Segundo a prefeitura, atualmente para que o sinal de internet chegue ao distrito utiliza-se a tecnologia chamada frame relay, de baixíssima velocidade e utilizada como alternativa para levar a comunicação aos locais mais remotos. Já defasado, o sistema opera em baixa velocidade e tem custado mais que o ideal.

"O valor pago pelo link de internet é alto e a velocidade entregue pela provedora é muito baixa, menos de 1 mega. Em muitos casos os professores precisam recorrer a serviços privados para enviar, por exemplo, relatórios mensais às suas secretarias, um grave risco à segurança da informação", destaca o diretor-Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Além de aumentar a velocidade da internet, possibilitando a rapidez dos trabalhos de médicos, professores e alunos, a mudança será sentida também na parte financeira, promete Garcia Cardoso.

"Hoje com a navegabilidade praticamente nula, os valores gastos com internet são altos, mas com a utilização da fibra ótica, por incrível que pareça, os custos serão reduzidos e essa diferença poderá ser revertida para investimento nos recursos locais e para a capacitação dos profissionais", revela.

Nos siga no Google Notícias